A Xbox One foi um marco importantíssimo na estratégia da Microsoft para a área gaming. Depois do relativo sucesso da Xbox e da Xbox 360, a Xbox One foi o impulsionar da gama para o sucesso, debatendo-se diretamente com as consolas PlayStation da Sony.
Passados cerca de 4 anos após o seu lançamento, a Microsoft prepara-se agora para descontinuar as vendas da sua Xbox One.
Com a chegada da Xbox One X prevista para o próximo mês de novembro e com a Xbox One S a conseguir boas vendas com um preço competitivo e com características revistas e melhoradas face à antecessora Xbox One, o passo mais expectável seria uma drástica baixa de preço da Xbox One ou então a sua retirada do mercado.
A Microsoft optou por retirar a consola do mercado e podemos constatar que a Xbox One já não se encontra disponível para venda na Microsoft Store portuguesa.
Ao analisar o catálogo de consolas Xbox na Microsoft Store podemos ver que só estão disponíveis a Xbox One S com várias edições comemorativas e limitadas, com preços a partir dos 279,99€, e a pré-venda da megalómana e poderosa Xbox One X, cujos preços arrancarão nos 499,99€.
Tendo em conta o upgrade sofrido aquando do lançamento da Xbox One S face à Xbox One, sendo mais compacta, silenciosa, poderosa e equilibrada, e o iminente lançamento da Xbox One X, esta decisão da Microsoft faz todo o sentido.
A Microsoft pode agora alinhar todo o seu foco em duas opções, ficando com a Xbox One S destinada aos utilizadores menos exigentes e que preferem um preço mais simpático, e conta com a Xbox One X para quebrar recordes de performance que com certeza agradará aos utilizadores mais exigentes e com necessidades mais exigentes e poderosas.