Pplware

Microsoft criou sistema de baterias que aprende com o utilizador

Nos equipamentos móveis as baterias são dos elementos mais importantes e essenciais. É por isso necessário que estas consigam dar o máximo de tempo e a melhor prestação possível.

Actualmente as limitações estão bem conhecidas, mas o futuro pode estar a preparar-se, com a criação de baterias que aprendem com a utilização do utilizador. Este é um projecto que vem das mãos da Microsoft.

As baterias actuais, dos dispositivos móveis têm um funcionamento limitado e apenas conseguem fornecer energia de forma continua aos equipamentos.

O problema desta situação/realidade é que não consegue existir uma gestão efectiva dos consumos de energia do lado do hardware e falha a comunicação deste com os sistemas operativos.

É por isso que um novo projecto da Microsoft está a causar um interesse grande. A ideia é garantir uma adaptação das baterias aos utilizadores, conseguindo que estas aprendam com a utilização que estes fazem dos equipamentos.

Desta forma será possível obter um melhor consumo, mais ajustado e com um resultado final que é o que os utilizadores pretendem.

A ideia base da Microsoft é que em vez dos equipamentos terem apenas 1 bateria, esta passe a ser composta por vários módulos, de vários tipos e adequados a cada uma das possíveis utilizações.

Esta oferta variada permite que cada uma das baterias específicas seja usada nos momentos certos, ajustada às necessidades, e mantendo as restantes paradas e a poupar energia. Apenas são “chamadas” quando o perfil definido seja ajustado ao tipo de bateria.

Para complementar estas baterias e as suas possibilidades está também presente um sistema de aprendizagem que consegue detectar padrões de utilização e assim preparar as baterias para as necessidades que vão existir.

Este sistema vai gerir desde o carregamento das baterias, canalizando a energia para as baterias que vão ser necessárias, em casos de cargas rápidas, deixando o carregamento das baterias de longa duração para mais tarde quando sabe que a utilização vai ser intensiva mas num curto espaço de tempo.

Este projecto da Microsoft está ainda numa fase inicial de estudo e de testes dos primeiros protótipos. Os seus criadores estão a focar-se para já nos equipamentos de maiores dimensões e maiores necessidades energéticas.

Apesar de estar para já neste foco, poderá ser usado também em smartphones e outros dispositivos móveis, com as devidas adaptações em termos de hardware.

Mesmo sendo ainda só uma realidade que se espera que chegue ao mercado dentro de alguns anos, prepara já o caminho para a tão necessária e exigida optimização dos consumos energéticos e a melhoria da capacidade das baterias.

Exit mobile version