A Microsoft nunca aceitou de forma clara os padrões da industria e procurou sempre apresentar as suas alternativas para muitas das tecnologias que hoje são elementos da Web.
O seu Silverlight sempre foi uma alternativa ao Flash, mas este poderá estar de saída do mundo da Web. A Microsoft anunciou agora que o seu novo browser, o Edge, não vai ter suporte para Silverlight.
Já se sabia que a nova versão do browser da Microsoft iria abandonar muitas das tecnologias que a empresa foi criando ao longo dos anos para dotá-lo de acesso às novas tecnologias que foram surgindo na Internet.
Depois de ter anunciado o fim do suporte dos baseados em ActiveX chegou agora a hora de se saber que não vai existir também suporte para o ActiveX, o que na prática significa que não vai existir suporte para o Silverlight.
Esta decisão prende-se com todas as novas tecnologias que entretanto foram surgindo na Web e que conseguem superar a necessidade deste tipo de tecnologias para criação de conteúdos mais ricos.
O HTML5 e outras novidades estão já a tomar conta da Internet e são agora os padrões de facto. Foi aqui que a Microsoft se concentrou no Edge, removendo todas as tecnologias que os restantes browsers foram acumulando ao longo dos anos.
Support for ActiveX has been discontinued in Microsoft Edge, and that includes removing support for Silverlight. The reasons for this have been discussed in previous blogs and include the emergence of viable and secure media solutions based on HTML5 extensions.Microsoft continues to support Silverlight, and Silverlight out-of-browser apps can continue to use it. Silverlight will also continue to be supported in Internet Explorer 11, so sites continue to have Silverlight options in Windows 10. At the same time, we encourage companies that are using Silverlight for media to begin the transition to DASH/MSE/CENC/EME based designs and to follow a single, DRM-interoperable encoding work flow enabled by CENC. This represents the most broadly interoperable solution across browsers, platforms, content and devices going forward.
Mas para além de anunciar o fim do suporte no browser a Microsoft anunciou também que o Silverlight não vai morrer e continuará a ser suportado pela empresa, mas numa utilização directa dentro do Windows.
Mesmo não sendo o fim do Silverlight, a Microsoft apenas o deverá manter, sem lançar qualquer nova versão ou melhoria. Com a Web a virar-se para o HTML5 deixa de ser necessário tecnologias como esta ou o Flash.
Será apenas necessário espera um curto espaço de tempo até o Silverlight cair no esquecimento e desaparecer. A maioria dos grandes sites da Internet já o começou a abandonar e tudo está hoje assente em HTML5 e noutras tecnologias, mais modernas e mais optimizadas.