Pplware

Microsoft vai acabar com a linha Surface já em 2019?

Mesmo com o mercado dos computadores pessoais a decair e a perder constantemente força, a Microsoft tem estado presente e constantemente atualiza a sua oferta.

Não parece lógico ou sequer realista pensar que a linha Surface da Microsoft possa desaparecer no futuro próximo, mas a verdade é que esta é a ideia de alguns dos mais importantes analistas e responsáveis pelas empresas do setor. A ideia geral é que esta saída será dada já em 2019.


Desde que apresentou o Surface RT e o Surface Pro em 2012 que a Microsoft se tornou um dos mais importantes players do mercados dos computadores pessoais e dos computadores portáteis. Definiu, e ainda define, as linhas dos futuros equipamentos e dá claras indicações a todos os parceiros do que o mercado quer e procura.

Mas a verdade é que a família Surface nunca foi um negócio rentável para a Microsoft e todos os trimestres isso é mostrado. Mesmo com vendas acima da média, nunca se mostrou lucrativo e como algo a manter. Raramente ultrapassa os mil milhões de dólares de receita.

É neste ponto que Steve Brazier, o CEO da Canalys assenta a possível decisão para breve de Satya Nadella para terminar de vez com os Surface, em toda a sua extensão.

The Surface performance is choppy, there are good quarters and bad quarters, overall they are not making money. It doesn’t make sense for them to be in this business. When the capital expenditure challenge that Satya Nadella has taken Microsoft down becomes visible to Wall Street, everyone will ask him why have you gone to a low margin business

O atual CEO da Microsoft não tem um passado associado ao hardware, tendo vindo do desenvolvimento de software e da cloud, como tanta vez ele associa à nova Microsoft. Assim, será mais lógico que abdique desta área de negócio que não está a ser atraente.

Mas a opinião de Steve Braizier não é a única a sustentar esta ideia. Gianfranco Lanci, o CEO da Lenovo, partilha de uma opinião igual. Vai até mais longe e antevê este fim para mais cedo.

It might be earlier. I share [Brazier’s] view, Microsoft is making a lot of money on the cloud and enterprise and on Windows, and it is definitely losing a lot of money on devices and I see no reason why they would want to continue with the Surface,

Caso tome esta decisão, a Microsoft poderá estar a dar um passo atrás. Os Surface mostram sempre ao mercado o que os consumidores querem e isso, mesmo que pelas vendas de outras empresas, gera um impulso no Windows e nos restantes produtos Microsoft.

Exit mobile version