A Microsoft lançou recentemente uma informação bombástica, durante a conferência WinHEC, que decorre em Shenzhen, China. O Windows 10 para PC – a versão completa para desktop – terá suporte para processadores ARM em 2017.
A revolução dos “PCs com SoC ARM” vai começar já em 2017.
Sempre ligados, muito eficientes em termos de energéticos, com um processador de um smartphone e com o Windows 10 ao nível do sistema operativo! Serão estes os equipamentos que a Microsoft irá lançar já em 2017, e que se esperam serem uma autêntica revolução tecnológica.
A Microsoft criou recentemente uma parceria com a Qualcomm, cujo objectivo é oferecer computadores com baixo consumo energético, com suporte total para processadores ARM, emulação de aplicações X86 e com a versão completa do Windows 10.
To deliver on our customers’ growing needs to create on the go with PCs with cellular connectivity, power-efficient battery life, and flexible designs, we announced today Windows 10 is coming to ARM through our partnership with Qualcomm.
Microsoft e Qualcomm – Um nova Era no segmento dos PCs
Para que o novo mundo dos PCs seja uma realidade, a Qualcomm tem vindo a trabalhar no SoC 835 que é baseado num processo de fabrico de 10nm. O novo SoC está já em produção e deverá chegar em 2017. Das muitas características, destaque para o facto de ter 27% melhor performance e um consumo energético inferior, na ordem dos 40%, comparativamente aos seus antecessores, os SoC Snapdragon 820/821.
Outra das características interessantes são o facto de integrar a tecnologia Quick Charge 4.0, o que garante uma autonomia entre 4 a 5 horas com um carregamento durante apenas 4 a 5 minutos. Se o equipamento carregar durante 15 minutos, a carga de bateria bateria chegará aos 50%.
Total suporte para aplicações X86 através de emulação
Mas as novidades não são apenas ao nível do sistema operativo. De acordo com o que foi revelado, a revolução vai também chegar ao mundo das aplicações, sendo que existirá total suporte para aplicações criadas para arquitectura x86.
Isto quer dizer que o utilizador poderá instalar qualquer aplicação x86 num sistema com SoC ARM, sem a necessidade de proceder a qualquer alteração. Apesar de ser num ambiente de emulação, as apps terão total acesso a todos os recursos do sistema.
O poder do SoC 835
Para mostrar já o poder do Snapdragon 835, a Microsoft disponibilizou um vídeo onde é possível ver a performance de apps como o Adobe Photoshop ou o Microsoft Office.
Suporte para eSIMs
Não, as novidades ainda não acabaram! O Windows 10 vai também ganhar suporte para os electronic SIMs (ou simplesmente eSIM). Com esta tecnologia o utilizador poderá facilmente mudar de operador sem a necessidade de alterar o cartão SIM físico. Na Europa, existem já alguns operadores com suporte para esta tecnologia.
Para escolher ou proceder à alteração de tarifário 4G LTE o utilizador poderá fazê-lo via Windows Store.
Afinal a revolução começa já em 2017
2020 será um ano de enormes mudanças! No entanto a Microsoft quer adiantar-se à concorrência e espera já em 2017 lançar todas estas novidades para o utilizador final. Será que é desta que a Microsoft vai dar o salto?