A expectativa para experimentar o novo browser Spartan era muita, tendo em conta o que tem vindo a ser anunciado pela própria Microsoft. Ontem a empresa disponibilizou a Build 10049 do Windows 10, sendo que a maior novidade era sem dúvida o Spartan.
Sem perder tempo o Pplware já o experimentou e hoje deixamos algumas imagens e também a nossa opinião.
O Spartan vem para fazer esquecer o enfraquecido Internet Explorer e para isso irá oferecer ao utilizador as mais diversas funcionalidades.
Design/Interface
Apesar de não uma ser uma versão final, nota-se facilmente que o Spartan é um projecto moderno, com uma interface bastante flat mas atractiva e também com algumas funcionalidades interessantes.
Anotações
Com o Spartan é possível efectuar anotações directamente no browser sem a necessidade de recursos próprios para tal. Para isso, basta clicar numa zona da página e… fazer a respectiva anotação.
Favoritos, Downloads, histórico
Ao nível dos bookmarks e downloads, a Microsoft decidiu ter apenas um botão para acesso a um conjunto de informação. Como podemos ver pela imagem seguinte, carregando no botão do menu (assinalado a vermelho) é possível aceder aos Favoritos, lista de leitura, histórico e Lista de Downloads.
O “smile” presente no menu permite reportar problemas ou dar sugestões sobre sites. Não sabemos se esta funcionalidade estará também presente na versão final ou é apenas para que os utilizadores dêem feedback actualmente para melhorias ao nível do desenvolvimento.
Tal como acontece já em outros browsers, o Spartan também um conjunto de ferramentas viradas para o programador.
Modo leitura
O modo leitura parece funcionar correctamente com blogs e afins mas o utilizador deve abrir um artigo para que este modo seja activo no browser.
Nas definições é também possível definir alguns parâmetros associados ao modo leitura.
No geral…
De acordo com os nossos testes verificamos que esta versão do Spartan ainda é pouco estável, tendo “crashado” algumas (muitas) vezes. O browser é agradável em termos de navegação mas não é muito diferente de outros projectos que conhecemos (afinal é um browser!).
Resta-nos esperar pela versão final para ver se realmente este browser consegue competir de forma eficaz com a concorrência.