O Windows 10 Mobile, sistema operativo da Microsoft dedicado aos dispositivos móveis, tem passado por momentos muito difíceis, tendo sido recentemente colocado em causa o seu futuro e continuidade por parte da empresa de Redmond.
Depois de anunciado o fim do seu desenvolvimento, suspeitou-se que este poderia ser retirado da coletânea do programa Windows Insider, mas tal já foi desmentido por um executivo da Microsoft.
Foi no início de outubro que Joe Belfiore, um dos executivos mais relevantes da Microsoft, anunciou via Twitter que a Microsoft ia parar o desenvolvimento do Windows 10 Mobile num futuro próximo, passando a partir desse momento a lançar apenas atualizações cumulativas e de segurança até ao final do suporte, que termina em 2019.
Tal facto podia indiciar que a Microsoft retiraria o Windows 10 Mobile do seu programa Windows Insider tendo em conta o estado de desenvolvimento do sistema operativo e o objetivo do programa Insider.
Contudo, Brandon LeBlanc, executivo inserido no programa Insider, veio a público afirmar que a Microsoft continuará a lançar build para Windows 10 Mobile, através do programa Insider.
Yes we plan to keep releasing new builds for Mobile!
— Brandon LeBlanc (@brandonleblanc) October 12, 2017
Apesar de o Windows 10 Mobile ter sido “condenado” por Joe Belfiore, era expectável que este não fosse retirado do programa Insider porque as atualizações cumulativas vão continuar e terão de ser testadas e analisadas antes de lançar para o público.
Para além disso, tendo em conta que o Windows 10 Mobile atualmente está mais vocacionado para o mercado corporativo, requer um especial cuidado nesse quesito. Todavia, não será de esperar grandes novidades nestas build Insider do Windows 10 Mobile.
Como esteve explícito na Fall Creators Update, o Windows 10 Mobile está numa fase de manutenção, ou seja, as novidades que eventualmente poderão aparecer serão quase invisíveis, estando presentes no núcleo do sistema operativo de modo a aprimorar a eficiência e experiência de utilização geral.