Foi em fevereiro de 2016 que a HP lançou o Elite X3, o seu topo de gama que executava Windows 10 Mobile e que tinha funcionalidades híbridas concedidas pelo Continuum. Recheado com um hardware bem potente e capaz, o HP Elite X3 é o smartphone Windows mais potente que foi lançado até à data.
Contudo, devido a conflitos e divergências de estratégias com a Microsoft, a HP anunciou recentemente que vai abandonar a produção do Elite X3 e que não pretende lançar mais smartphones com Windows 10 Mobile no futuro.
Estas declarações foram proferidas por Nick Lazaridis, Presidente da HP para a Europa, Médio Oriente e África. Lazaridis afirmou que a Microsoft alterou o seu foco e a sua abordagem com o Windows 10 Mobile e que isso vai contra os interesses das OEM que pretendem comercializar smartphones com Windows Mobile, neste caso em específico a HP.
A falta de interesse e esforço por parte da Microsoft em desenvolver e progredir o seu sistema operativo móvel está a afastar consumidores e desenvolvedores de software e isso acaba por reduzir drasticamente o interesse das OEM em produzir smartphones com Windows 10 Mobile.
Nick Lazaridis confessou também que a HP pretendia lançar novos smartphones com Windows 10 Mobile nos próximos tempos mas esta mudança imposta pela Microsoft acabou por desvanecer todas as possibilidades de esses lançamentos acontecerem. Posto isto, Lazaridis reforçou que a HP não vai desistir do segmento dos smartphones, mas claramente não irá lançar dispositivos com Windows 10 Mobile.
Para além de descartar o lançamento de smartphone com Windows Mobile no futuro, Lazaridis acrescentou também que a produção do HP Elite X3 já terminou e que agora estão apenas focados em escoar o stock que têm ainda disponível, dando prioridades a grandes encomendas do HP Elite X3. No entanto, a HP irá manter o suporte, até 2019, dos Elite X3 já vendidos.
Este é mais um forte abalo no universo do Windows Mobile. Depois de a Microsoft ter abandonado a produção e desenvolvimento da gama Lumia, os principais dispositivos com Windows 10 Mobile pertenciam à HP e à Alcatel.
Com este rompimento por parte da HP, fica cada vez mais difícil adquirir um smartphone atual que execute Windows 10 Mobile.