O Windows 10 é provavelmente o sistema operativo mais evoluído da atualidade! No entanto, em alguns aspetos, outros sistemas disponibilizam ferramentas bem mais completas e intuitivas, como, por exemplo, o gestor de discos.
Se quer saber o que ocupa mais no seu disco, através de uma interface gráfica bastante intuitiva, conheça 5 ferramentas para o efeito.
#1 – WizTree
Para evitar uma crescente desorganização e perda de controlo ao nível do espaço em disco, uma das nossas sugestões é o WizTree. Esta é uma ferramenta cujo objetivo passa por nos ajudar a encontrar quais os ficheiros e pastas que mais espaço ocupam nos nossos discos.
O WizTree está disponível para Windows XP, Vista, 7, 8 e 10 e a interface é simplesmente fantástica. Com o WizTree podemos ainda criar um ficheiro .csv com a informação que temos em disco.
#2 – HDGraph
O HDGraph é outra interessante ferramenta para saber quais os ficheiros que mais espaço ocupam no seu disco. Apesar de não ter tão completo como o WizTree, é sem dúvida uma boa ferramenta para ter no seu Windows. Ao carregarmos numa área, conseguimos obter informação mais detalhada.
#3 – RidNacs
Apesar da interface gráfica não ser tão intuitiva como a das ferramentas apresentadas anteriormente, o RidNacs cumpre bem o objetivo a que se propõe. Com esta ferramenta podemos saber qual a percentagem de ocupação de um diretório no disco, guardar essa informação em XML, HTML, CSV e TXT.
Esta ferramenta funciona em várias versões do Windows, incluindo o Windows 10.O RidNacs é extremamente simples e rápido de usar. Conseguem facilmente ter informação do estado de ocupação de todo o disco rígido, drive de rede ou de uma pasta em particular.
#4 – Spacesniffer>
Tal como o nome desta app sugere, o objetivo é “localizar” a ocupação de espaço em disco. O SpaceSniffer é uma aplicação que varre o disco de ponta a ponta identificando graficamente espaços ocupados pelos diversos programas, drivers e outro tipo de ficheiros.
#5 -TreeSizeFree
Por fim a nossa sugestão vai para o TreeSizeFree. Esta ferramenta permite-nos saber, por exemplo, qual o diretório ou sub-diretório que mais espaço ocupa, cria uma mapa 2D e 3D da alocação dos ficheiros, disponibiliza vários filtros entre muitas outras informações.
E são estas as nossas sugestões para hoje. Se conhecerem outras ferramentas do tipo, deixem nos comentários o nome. Com estas ferramentas é certamente muito mais fácil gerir o espaço em disco. Experimentem e digam-nos de qual gostaram mais.