A Microsoft lançou, oficialmente para o público, a Fall Creators Update há precisamente uma semana, no dia 17 de outubro. Tal como tem sido comum, a disponibilização da atualização é feita de forma faseada e chegou agora ao smartphones Windows e ao Windows 10 Mobile.
São já vários os utilizadores portugueses que receberam a Fall Creators Update, instale já!
Para quem é membro do programa Windows Insider, a compilação que chega agora aos utilizadores comuns não é nova, tendo tido acesso a ela semanas antes do lançamento público. Posto isto, estes utilizadores já testaram a versão que chega agora aos utilizadores e confirmam as poucas novidades presentes, tendo sido uma atualização mais focada na aprimoração geral do sistema operativo, na estabilidade e correção de erros.
Para poder verificar se o seu dispositivo já está pronto para instalar a Fall Creators Update, deve aceder à Definições -> Atualizar e segurança -> Atualização do telemóvel. Neste menu poderá retificar essa mesma disponibilidade. Depois basta instalar, ordenar o reinicio do equipamento e o próprio Windows 10 Mobile tratará do resto.
Se quer ter acesso à Fall Creators Update deve garantir que o seu dispositivo consta na lista seguinte, que abrange os smartphones elegíveis a receber, oficialmente, a atualização:
- Lumia 950 XL
- Lumia 950
- Lumia 650
- Lumia 550
- HP Elite X3
- Alcatel Idol 4S
- Alcatel Fierce XL
- VAIO Phone Biz
- Trinity NuAns Neo
- Softbank 503LV
- Wileyfox Pro
- MouseComputer Madosma Q601
Se o seu Windows 10 Mobile consta na lista, o mais provável é já ter a atualização pronta para instalar. Basta seguir os passos anteriores e confirmar esta suposição.
Para os smartphones que não marcam presença na lista, a hipotética solução poderá passar pelo programa Windows Insider, dependendo do modelo em questão.
Modelos mais recentes, como o Lumia 640, não têm acesso oficial à Fall Creators Update mas podem-na instalar facilmente através do Windows Insider. Para modelos mais antigos, como por exemplo o Lumia 1520, mesmo estando no Insider não conseguirá instalar a Fall Creators Update.
Nestes casos a única solução seria mudar o registo do smartphone, atribuindo um modelo mais recente e elegível, enganando desta forma o sistema. Esta é uma tarefa bem mais complexa e arriscada, não sendo aconselhado realizar tal procedimento.
As principais novidades estão inseridas no próprio núcleo do sistema operativo, resultando assim em novidades pouco visíveis e melhorias gerais na utilização. Para além disso, o Continuum recebeu pequenas novidades, entre as quais a possibilidade de escolher a orientação do sistema.
O seu smartphone Windows já recebeu a Fall Creators Update? Em caso afirmativo, o que está a achar da nova versão do Windows 10? Partilhe a sua experiência nos comentários!