Pplware

Irá a Microsoft matar o Windows Phone e virar-se para o Android?

O sistema operativo móvel da Microsoft tem ocupado o eterno terceiro lugar no que toca à utilização por parte dos consumidores. Sempre voltados para os mais frequentes Android e iOS, as escolhas acabam por não recair no Windows Phone e isso estará a deixar a Microsoft preocupada com o seu sucesso.

O seu actual CEO, Satya Nadella, está por isso a pensar tomar uma posição radical e acabar de vez com a versão móvel do Windows, abrindo caminho à entrada do Android nos dispositivos móveis da marca.

Esta é uma ideia algo complicada de aceitar por muitos, mas os rumores começam a apontar nesta direcção. A mudança que Satya Nadella quer introduzir na Microsoft, em que serão abandonados os projectos e as áreas que não são lucrativas para a empresa, pode levar a que este caminho seja o mais certo.

Os fortes rumores dão conta que o CEO da Microsoft estaria a discutir internamente esta ideia com altos cargos da empresa e que o proposto é mesmo o fim do Windows Phone e do Windows 10 Mobile, abrindo as portas à utilização do Android nos dispositivos móveis e no tablets da Microsoft.

Mas a vontade de Satya Nadella é um pouco mais abrangente e chegará ao ponto de mudar a aproximação à Google, garantindo que a empresa das pesquisas alarga a sua reduzida oferta para o Windows, interligando estes dois ecossistemas e tornado-os  mais próximos e complementares.

Claro que a Microsoft quererá que as suas aplicações móveis, onde tem investido muito dos seus recursos passem a fazer parte da oferta da Google no Android.

Este rumor pode não passar disso mesmo, mas está a ser difundido pela conta MSFTnerd no Twitter. Já por diversas vezes anunciou informação que muitos julgavam ser apenas rumores e que se vieram a provar ser verdadeiras.

A ser verdade, a Microsoft iria retomar parte do trabalho que a Nokia já tinha feito com alguns dos seus dispositivos, antes da compra pela Microsoft e alargar a sua presença no mundo mobile com uma jogada simples mas que a retiraria da corrida onde sempre esteve.

Ao mesmo tempo iria conseguir ter uma presença muito mais elevada no que toca às aplicações, num dos sistemas mais usados no planeta, algo que seria interessante e rápido de conseguir.

É apenas um rumor, mas que tem ganho forma e que pode ser visto com outros olhos depois de se saber que a Microsoft vendeu à Uber a sua divisão de mapas e que outras jogadas estão a ser preparadas.

Exit mobile version