Apesar de todos os esforços por parte da Microsoft em conseguir potenciar o seu novo browser Edge, a verdade é que os utilizadores continuam a preferir o Google Chrome.
A Microsoft já mostrou que o Edge é o melhor browser para vídeo, que é 112% mais rápido que o Google Chrome e recentemente até mostrou que o Chrome consome mais bateria. Apesar das melhorias recentes do Google Chrome, a Microsoft reafirma que o browser da Google é um tormento para as baterias dos portáteis.
A Microsoft e a Google têm vindo a trocar algumas acusações no que diz respeito ao consumo de bateria dos seus browsers. A Opera também entrou na “discussão”, mas quem tem ganho no meio disto tudo são os consumidores.
Depois da Microsoft ter realizado um conjunto de testes para mostrar até que ponto um browser influencia na autonomia da bateria de um PC, a Google respondeu com o lançamento do Chrome 53 que introduziu melhorias na interface e, mais importante, melhorou o consumo de energia para os utilizadores do Windows 10.
A Microsoft não ficou convencida e voltou a realizar um vídeo que comprova que de facto o Edge é melhor a este nível. Ora vejam o vídeo.
No vídeo pode ver-se que foram utilizadores quatro equipamentos iguais, cada um com um brower diferente. Em termos de resultados, o equipamento onde foi usado o browser Edge (atualizado da versão Windows 10 Anniversary) garantiu uma autonomia de 8h47min6s.
Curiosamente o Chrome ficou atrás do Opera que consegui uma marca de 7h8min58s. De acordo com os resultados, o Firefox é o browser que garante pior autonomia.
Tal como o fez no passado, a Microsoft partilhou também um gráfico onde facilmente se pode ver a autonomia de acordo com o browser usado. Como podemos ver pela imagem, o Microsoft Edge ganha a todos os seus concorrentes directos.
No caso do Chrome percebe-se que este não tem a melhor optimização aquando da utilização da GPU.
Este é mais um teste que mostra que de facto o Edge poderá ser um dos melhores browser da actualidade a este nível. Com o grau de popularidade do Chrome não será fácil que os utilizadores o troquem pelo browser da Microsoft, mas quem sabe, com esta “publicidade” muito positiva, quem sabe se não passará pelo menos a ser uma alternativa.