Pplware

Cuidado com o Edge da Microsoft! Está a enviar todos os sites que visita para o Bing

O Bing da Microsoft tem ganho um destaque único nos últimos meses. Este browser recebeu muitas das novidades da IA que a OpenAI criou e por isso cada vez mais utilizadores optam por esta solução. Agora, e do que é revelado, o Edge está a enviar todos os sites que visita para o Bing e não há uma razão para isso.


Edge envia dados para o Bing

É sabido que qualquer browser que usamos no dia a dia enviam dados para a sua origem, sob a justificação de melhorar a sua utilização. Este é um comportamento a que nos habituámos, mas que nem sempre concordamos, por violar a nossa privacidade e segurança na Internet.

A mais recente descoberta veio mostrar que o Bing está a fazer isso, mas de forma que não era esperada. Todos os sites que são visitados neste browser estão a ser enviados para o Bing, sem que se perceba porque a Microsoft está a fazer isso ou que exista uma justificação para essa ação.

Sites são informação partilhada

Uma investigação feita mostrou que todos esses sites estão a ser enviados para um site de nome bingapis.com. Uma simples chamada pelo Edge está a adicionar a esse endereço o URL que está a ser visitado, não se sabendo o que acontece depois a essa informação.

As conclusões até agora são ainda escassas, mas mostram já uma causa para que esta informação ser partilhada pelo Edge com o Bing. Tudo estará numa nova funcionalidade chamada “creator follow”, que ajudaria a encontrar conteúdos criados em vários sites, pelo mesmo criador.

Microsoft está já em cima do assunto

A Microsoft já reagiu a esta questão e revelou que “estamos cientes dos relatórios, estamos investigando e tomaremos as medidas apropriadas para resolver quaisquer problemas”. Ainda assim, a Microsoft ainda não explicou por que os endereços estão a ser enviados para o Bing ou porque o Edge foi configurado para enviar quase todos os sites que você visitados.

Esta deverá ser uma situação que a Microsoft irá resolver em breve, passando a enviar apenas a informação necessária para o Bing. Até lá, os utilizadores podem desativar a opção “creator follow” nas definições do Edge.

Exit mobile version