A Microsoft tem trazido várias novidades para os seus serviços e produtos ao longo dos últimos meses. Efetuou uma remodelação no Skype, trouxe a Cortana para Android e iOS, adicionou funcionalidades de domótica à Cortana… São notórios os esforços no sentido de ligar os seus serviços e de os disponibilizar no máximo de sistemas operativos possíveis.
O último passo dado pela Microsoft remete para a inserção da Cortana no Skype, à imagem do que a Google faz com o seu Assistant no Allo e o Facebook tem no seu Messenger.
Foi em comunicado que a Microsoft deu a conhecer o lançamento destas novidades. Depois de ter anunciado na conferência Build 2016 que pretendia interligar a Cortana no Skype, tal funcionalidade foi hoje disponibilizada.
Com isto a Microsoft pretende trazer uma nova abordagem e realidade na maneira como usamos o Skype, de modo a sermos mais eficientes e produtivos quando comunicamos.
A Cortana vai estar inserida nas conversações do Skype, analisando o conteúdo das mensagens trocadas e sugerindo diversas ações dependendo do conteúdo presente.
Por exemplo, imaginemos que estamos a trocar mensagens com o seu grupo de amigos para combinar uma ida ao cinema. A Cortana, ao aperceber-se disto, poderá sugerir filmes para ver, apresentar feedback desse mesmo filme e permite gravar o “evento” no calendário do seu smartphone.
Para além disso, poderá também sugerir mensagens com base no que foi recebido, ajudando o utilizador na resposta.
Outro modo de atuação da Cortana no Skype é através de um chat próprio, em que o utilizador poderá interagir de forma direta com a Cortana, como se tratasse de um bot típico. A Cortana poderá dar indicações sobre a meteorologia, itinerários, marcações de voos e sugestões de restaurantes.
Tudo isto está já disponível na última versão do Skype para Android e iOS, no entanto está limitado aos Estados Unidos da América. A Microsoft espera alargar, num futuro próximo, todas estas funcionalidades e capacidades a mais regiões geográficas.
A Microsoft tenta assim trazer para o seu Skype funcionalidades e capacidades mais interativas e pessoais, usando a sua assistente de Inteligência Artificial, a Cortana.
Outros serviços de comunicação já têm isto presente e estas funcionalidades acabam por não ter uma grande utilidade, mas a IA é uma tecnologia com futuro e por isso todas as grandes empresas tecnológicas tentam marcar presença neste mercado, aliciando os utilizadores a usarem os seus produtos e serviços.