A Microsoft conseguiu ontem mostrar ao mundo que ainda é uma marca a ter em conta e que as suas novas ofertas são algo de fantástico no mundo da tecnologia.
Assim que foram conhecidos os novos Surface Pro 4 e o Surface Book, as comparações com o que concorrência oferece foram imediatos, tentando encaixá-los numa categoria.
Mas afinal, como se comparam estes novos Surfaces ao que já existe no mercado, disponível pelas marcas de referência? Vamos descobrir.
Tanto o novo Surface Pro 4 como o Surface Book são máquinas que a Microsoft criou para atingirem mercados muito específicos e para lutarem de forma directa ou com o que a concorrência tinha já disponível ou com o que entretanto lançou.
Os mais directos adversários, por razões de marketing e de tradição de marca, são óbvios. A Apple será a empresa com quem a Microsoft quererá competir e que tem máquinas para comparação directa.
É provável que a Microsoft, que não é por tradição uma marca que tenha presença no mercado dos laptops e outros dispositivos similares, tenha percebido que este mercado está a mudar e que procura agora equipamentos de referência, que conseguem dar aos utilizadores outras garantias e até um nível de satisfação mais elevado.
Um dos elementos mais marcantes destes novos equipamentos, e não apenas dos da Microsoft, é o preço. A exclusividade está presente e isso tem um custo óbvio que as marcas fazem questão de reflectir no valor a pagar.
Mas existe ainda o factor inovação, também ele importante e de peso no momento da escolha de um equipamento. Como se pôde ver ontem, as novidades da Microsoft não assentam apenas em hardware potente, têm também alguns pormenores de inovação.
A comparação entre máquinas é por isso algo natural de acontecer, com cada uma das “facções” a apresentar os argumentos positivos que se destacam na sua escolha.
Dos vários factores presentes nesta comparação, a Microsoft acaba por ter alguns em que se destaca, fruto de ter chegado ao mercado com os seus novos equipamentos e ter também criado escola na linha dos portáteis híbridos, palco onde a Apple ainda não resolveu investir de forma directa e intensa.
Para além da modularidade dos Surfaces, existe ainda a utilização de um sistema operativo de desktop, criado de raiz para este tipo de equipamentos, o que os permite substituir de forma directa qualquer outro portátil. Isto é algo que a Apple ainda não consegue fazer.
Com dois equipamentos que são verdadeiros híbridos, mesmo no caso do Surface Book, a Microsoft consegue ter disponíveis máquinas mais versáteis e mais modulares, o que é actualmente uma vantagem efectiva, face ao que os consumidores estão a escolher.
Surface Pro 4 | Surface Pro 3 | Surface Book | Macbook Air | iPad Pro | MacBook Pro | |
Ecrã | 12.3” | 12” | 13.5” | 13.3” | 12.9” | 13.3” |
Resolução | 2736 x 1824 | 2160 x 1440 | 3000 x 2000 | 1440 x 900 | 2732 x 2048 | 2560 x 1600 |
Processador | Intel Core M3, i5, or i7 (Skylake) | Intel Core i3 (1.5GHz), Core i5 (1.9GHz), Core i7 (1.7GHz) | Intel Core i5 or i7 (Skylake) | Intel Core i5 or Core i7 (5250U, 5650U) | A9X | Intel Core i5 or Core i7 (5257U, 5287U, 5557U) |
RAM | 4GB, 8GB, 16GB | 4GB, 8GB | 8GB, 16GB | 8GB | Não disponível | 8GB, 16GB |
Armazenamento | 128GB, 256GB, 512GB, 1TB | 64GB, 128GB, 256GB, 512GB | 128GB, 256GB, 512GB, 1TB | 128GB, 256GB, 512GB | 32GB, 128GB | 128GB, 256GB, 512GB, 1TB |
Câmara Frontal | 5 MPx | 5 MPx | 5 MPx | 720p | 1.2 MPx | 720p |
Câmara Traseira | 8 MPx | 5 MPx | 8 MPx | N / A | 8 MPx | N / A |
Peso | 0,766kg | 0,798kg | 1,515kg | 1,342kg | 0,712kg | 1,579kg |
Dimensões (cm) | 29.2 x 20.1 x 0.8 | 29.2 x 20.1 x 0.9
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31.2 x 23.2 x 2.3 | 32.5 x 22.7 x 1.7 | 30.5 x 22 x 0.7 | 31.4 x 21.9 x 1,8 |
Preço base | $899 | $799 | $1,499 | $999 | $799 | $1,299 |
Caneta/teclado | Caneta e teclado removível opcional | Caneta e teclado removível opcional | Teclado destacável | Teclado integrado | Caneta e teclado opcionais | Teclado integrado
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As novas ofertas estão apresentadas pela Microsoft e o mercado volta a agitar-se, por culpa do que foi apresentado ontem.
Estas são máquinas que redefinem os padrões da indústria e que criam a necessidade de evolução por parte da concorrência, que está agora obrigada a dar um passo ainda mais à frente.
A comparação directa dos novos Surfaces com os mais que óbvios concorrentes mostra que a aposta da Microsoft foi certeira e que estes vão ser dois casos de sucesso.