Desde que lançou o primeiro Surface Pro que a Microsoft tem presente uma caneta como forma de interação com o Windows, para ajudar os utilizadores a escrever e até a desenhar.
Tal como os próprios computadores, também esta caneta tem sido alvo de melhorias e aperfeiçoamentos regulares. A mais recente ideia da Microsoft parece ser um passo importante. Quer que esta possa ser carregada com a simples luz.
A caneta do Surface é um elemento essencial nos dias de hoje, ajudando os utilizadores a controlarem o Windows e até a desenhar diretamente no ecrã, marcando notas e outros apontamentos nos seus documentos.
Uma nova solução energética para a caneta do Surface
Até agora a caneta do Surface era alimentada por uma pilha AAAA e por uma pilha menor, mas essa pode ser uma situação do passado. Uma patente agora atribuída à Microsoft mostra os planos para a criação de uma solução que carrega a bateria com a luz do ecrã.
Tudo se vai passar dentro da caneta
Do que é descrito na patente da nova caneta do Surface terá, próximo da zona de escrita, um conjunto de sensores para captar a luz do ecrã. Por estar aqui tão perto desta área terá acesso a uma muito maior luminosidade que a oferecida pelo ambiente.
A luz é depois enviada por cabos de fibra ótica até um conjunto de painéis solares, otimizados para os comprimentos de onda da luz emitidas pelos ecrãs dos Surface.
Quando a caneta não estiver a ser usada
A Microsoft tem inclusive uma solução para as situações em que a caneta não estiver a ser usada e não carregar. Nestes casos existirá uma doca onde estará um pequeno led a emitir perto do bico da caneta e que assim a carregará.
Apesar de ser uma novidade extremamente interessante e com um elevado potencial, é apenas uma patente e uma ideia, não havendo qualquer garantia que a Microsoft a produza e que coloque no mercado.