A Microsoft há muito que terminou o Windows 10 Mobile. Este seu sistema operativo está sem qualquer desenvolvimento e apenas pontualmente recebe correções. Este destino era o esperado e o fim da plataforma móvel uma realidade.
Mesmo estando sem qualquer manutenção ativa, a Microsoft ainda deveria tratar dos problemas de segurança que fossem surgindo. A verdade é que a gigante do software recusa-se agora a resolver uma questão grave.
Uma falha grave no Windows 10 Mobile
Já não existe muita gente a utilizar no dia a dia o Windows 10 Mobile. Com o abandono deste sistema pela Microsoft, os utilizadores acabaram sobretudo por fazer o mesmo. Rumaram a outros sistemas e a outras propostas mais modernas.
Ainda assim, há uma legião de utilizadores que não desiste e continua a apostar neste sistema obsoleto. Estes estão agora a braços com um problema grave. É possível contornar o bloqueio do Windows 10 Mobile e aceder aos dados dos utilizadores.
A culpa parece estar na Cortana e na capacidade desta ser chamada no ecrã de bloqueio. Depois de alguns passos, o atacante tem acesso à biblioteca de imagens. Claro que requer acesso físico ao smartphone, algo que não é complicado de conseguir.
Microsoft não vai resolver o problema da Cortana
É estranho, mas a forma como a Microsoft trata esta falha deixou todos perplexos. A gigante do software recusa-se a resolver esta falha. Indica isso claramente no boletim publicado. Sendo uma falha de uma versão ainda em uso, terá ainda mais 2 atualizações (novembro e dezembro).
Tal como noutros sistemas operativos, a solução existe e é simples de implementar. Passa por desabilitar a utilização da Cortana no ecrã de bloqueio. Desta forma não pode ser chamada e explorada a sua falha.
Aparentemente a Microsoft matou mesmo o Windows 10 Mobile. Este ainda tem suporte até 2020, mas como se vê agora, esta pode não ser real. Esperava-se algo diferente, pois a Microsoft já teve posições bem mais próximas, sobretudo como aconteceu com as 2 atualizações do Windows XP.