As questões de privacidade abalaram o universo do Windows 10 quando este foi lançado. Muitos utilizadores ficaram preocupados com a informação que era passada para a Microsoft e qual a finalidade da mesma.
Depois de esclarecidas estas questões, a Microsoft volta a ser assombrada por uma situação similar, desta vez no Visual Studio 2015!
O utilizador sammiesdog do Reddit, reparou que o Visual Studio 2015 estava a incluir funções estranhas no seu código e que estas não estavam documentadas em nenhuma das fontes de informação da Microsoft.
Em concreto, o compilador de C++ do Visual Studio 2015 estava a incluir as funções telemetry_main_invoke_trigger e telemetry_main_return_trigger e a invocá-las com alguma frequência. Com um pouco de análise e avaliação detectou que estas eram funções estava associadas à telemetria e que recolhiam informação sobre a sua aplicação, enviando-a para a Microsoft.
sammiesdog iniciou depois uma discussão sobre este tema no Reddit, alertando os outros utilizadores para este problema e levou inclusive a que Steve Carroll, o gestor da equipa de desenvolvimento do Visual C++, tivesse de vir a público defender a Microsoft e explicar a razão da presença destas funções.
Segundo Steve Carroll estas funções de telemetria não deveriam estar no Visual C++ e vão ser removidas em breve, no Update 3. Para já, e caso queiram, é possível remover estas funções. Basta que seja adicionado notelemetry.obj à linha de comando do compilador.
Esta é mais uma situação anormal da Microsoft relativa às questões de privacidade e de recolha de informações sem a autorização dos utilizadores.
Se esta foi resolvida de forma directa, as que afectaram o Windows 10 deixaram marcas nos utilizadores e abalaram a confiança destes na empresa e no que esta faz com os seus dados.