A mudança que está a acontecer nos diferentes sistemas operativos da Microsoft vai resultar num único sistema, transversal a todas as plataformas.
Mas muito para além do sistema operativo, este novo Windows vai trazer para todos várias aplicações e serviços. A Cortana é uma delas e a sua chegada à Xbox será feita apenas em 2016.
A Cortana foi, dentro dos sistemas das três maiores empresas, a última a chegar. Mas mesmo com esse atraso, tem conseguido recuperar e ganhar uma posição de destaque.
O Windows é actualmente o único sistema operativo a ter uma verdadeira assistente virtual, que consegue “entender” o utilizador e que executa comandos, bem para além das simples pesquisas na Internet.
Se já está no Windows Phone, com presença confirmada no Windows 10 Mobile, e no Windows 10, falta apenas à Cortana chegar à Xbox para ter todo o universo Microsoft coberto.
Como a nova versão do Windows dedicada à Xbox está prestes a chegar, é normal que os utilizadores comecem a questionar sobre como e quando a Cortana estará ali disponível.
A resposta chegou agora numa publicação feita no blog da Xbox, em o Major Nelson anunciou finalmente a sua chegada. Será já em 2016, com alguns testes essenciais a decorrerem antes.
For those who have asked about Cortana, our plan is to add Cortana to the Xbox One experience preview later this year. From there, we’ll ensure that the experience is tuned for gamers before we officially launch Cortana in 2016.
Tal como aconteceu antes com o Windows 10 e está ainda a acontecer o Windows 10 Mobile, a Microsoft vai lançar versões de testes para avaliação de problemas.
Para já estas versões estão ainda limitadas a um conjunto muito restrito de utilizadores, mas em breve deverá ser alargado. É nessas versões, que ainda este ano, deverá surgir a primeira integração da Cortana no Xbox One experience.
O investimento da Microsoft nesta fusão de plataformas e de funcionalidades tem-se mostrado muito proveitosa, com os utilizadores a terem uma reacção muito positiva.
A Cortana, como um dos elementos mais apetecidos na nova Microsoft, terá agora o seu espaço em mais uma plataforma, onde conseguirá interagir e ajudar os utilizadores.