É verdade que existem muitas distribuições Linux por onde escolher. Algumas pessoas acham que são demasiadas, o que não deixam de ter alguma razão, mas ao mesmo tempo, existe muito mais opções de escolha. Zorin OS por exemplo é daquelas que se destaca mais do que outras por causa de alguma inovações que incorporaram no S.O.
Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar.
Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Chager” permite alternar entre um Design ao estilo de Windows 7, Windows XP e GNOME 2.
Quanto ao Browser que vem incluído no Zorin OS, Google Chrome é o Browser predefinido, mas pode mudar facilmente de Browser apenas com dois cliques. Um para abrir a aplicação “Zorin Web Browser Manager” e outro para clicar em “Install”. Assim pode escolher entre Firefox, Google Chrome, Opera e Midori.
Além das funcionalidades referidas, que estão apenas neste distribuição Linux, podem também mudar facilmente o tema com o Zorin Theme Changer. Esta é uma das novidades introduzidas na versão 8.
Pode contar com varias aplicações já instaladas, entre elas o Gimp, Shotwell, a Suite completa do LibreOffice, Empathy, Gwibber, Thunderbird, OpenShot, Rhythmbox, VLC e outros. Mas pode instalar mais através do Ubuntu Software Center.
Principais características que do Zorin OS
- Não há risco de vírus
- Mais rápido que o Windows 7 e 8
- Simples e com uma interface muito amigável
- Estável
- Disponível em 55 idiomas
- Muito software disponível gratuitamente
- etc, etc
Além do Zorin Theme Changer, a última versão do Zorin OS (Core e Ultimate) introduz algumas novidades interessares ao nível das funcionalidades, a actualização de aplicações e também algumas melhorias significativas ao nível da Interface. O Zorin OS traz também um novo player e o Empathy Instant Messaging como cliente de IM.
Quem experimentar esta distribuição, que é baseada no Ubuntu 13.10, vai ficar maravilhado com a performance e simplicidade da mesma. Esta é sem duvida uma distribuição Linux capaz de substituir bem o Windows XP e outros. Experimentem!
São utilizadores do Windows XP? Estão a pensar mudar para alguma distro Linux?