O mundo Linux tem à disposição uma panóplia variada de distribuições GNU/Linux. Todas elas têm características interessantes sendo que, a grande parte tem como base o popular GNU/Ubuntu.
Uma das distribuições que tem tido algum destaque, por parte dos utilizadores, é o popular Zentyal. Hoje vamos saber porque esta distribuição é tão interessante.
Zentyal Server (antes designada de eBox) é uma plataforma que permite, de forma eficiente e sem complicações, configurar os mais diversos serviços de rede sem necessitar de aceder à famosa Shell. Esta plataforma pode actuar como gateway, gestor de infra-estrutura, servidor de comunicações unificadas, etc.
Das funcionalidades mais conhecidas do Zentyal destaca-se o suporte nativo para o protocolo Microsoft Exchange e excelente interoperabilidade com o Active Directory.
A última versão do Zentyal é baseada no Ubuntu 14.04.2 LTS e foram implementadas melhorias ao nível da estabilidade e funcionalidade. O Zentyal Server 4.1 está disponível em duas versões: development (gratuita) e comercial.
Lista de Funcionalidades
- Compatibilidade nativas para Microsoft® Exchange
- Suporte para Microsoft Outlook® 2007, 2010, 2013
- Compatibilidade Nativa com Microsoft Active Directory
- Suporte para múltiplos domínios de mail
- Webmail
- Sincronização com dispositivos movíeis
Domínio
- Gestão centralizada
- Autenticação Single Sign-On (SSO)
- Suporte para Windows® XP, Windows Vista®, Windows® 7, Windows® 8
- Gestão de impressoras
- Múltiplas OUs
Networking
- Configuração de interfaces
- Packet filter
- Port Forwarding
Infra-estrutura
- Servidor DNS
- Servidor DHCP
- Servidor NTP
- Certification Authority
- Servidor e Cliente VPN
Num próximo artigo vamos ensinar a instalar o Zentyal Server 4.1 e iremos também explorar algumas das funcionalidades presentes.