O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu, que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.
A par do lançamento do Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet), foram também disponibilizadas outras distribuições variantes. Hoje vamos conhecer as novidades do Xubuntu 15.04 Vivid Vervet.
O Xubuntu continua leve e poderoso mas igualmente completo como outras distribuições. Apesar das novidades não serem significativas, nota-se uma boa estabilidade do sistema.
A última versão do Xubuntu vem com o Xfce 4.12, a primeira versão estável passados três anos (de espera). Tal como o Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet), esta versão vem também com o LightDM GTK+ Greeter Settings – uma ferramenta para alterar vários parâmetros ao nível da interface de autenticação.
Destacam-se ainda as melhorias ao nível do editor de texto Mousepad , do Task Manager, do Thunar (gestor de ficheiros do Xubuntu) do Xfce Power Manager que inclui agora a opção light-locker no separador “Security” e também várias os novos esquemas de cores.
Para quem procura uma distribuição Linux rápida e bastante completa, o Xubuntu é sem dúvida a distribuição perfeita. Devido à sua leveza e simplicidade, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos, sendo actualmente um dos ambientes gráficos preferidos dos utilizadores.
É utilizador do Xubuntu? O que faz esta distribuição ser “especial”?