O dia hoje foi dedicado à Microsoft e a todas as novidades que foram apresentadas na Build. São muitas e todas dedicadas a fazer o Windows e as suas aplicações um ecossistema mais integrado e mais uniforme.
Mas há algumas novidades que foram apresentadas e que escaparam às luzes da ribalta, não por serem menores, mas por serem dedicadas a outros sistemas operativos.
Não sendo algo completamente anormal, a Microsoft lançou uma aplicação para sistemas que não o seu Windows. O Visual Studio Code é um editor de código completo e para Linux, Mac e, como seria esperado, para Windows.
Esta nova ferramenta quer trazer para plataformas onde o Windows não te uma presença forma uma das suas mais emblemáticas ferramentas.
O Visual Studio, que muitos conhecem e usam para programar e criar as suas aplicações, está agora disponível para Linux e Mac, bem como para a sua plataforma de génese, o Windows.
É um passo de gigante da Microsoft, que consegue assim criar uma verdadeira ferramenta multi-plataforma, que consegue ser um excelente complemento para a versão .Net, também ela hoje apresentada para estes dois sistemas.
Sendo uma plataforma aberta, o Visual Studio Code pode ser usado para sere criadas ferramentas adicionais e que o vão complementar.
Numa primeira abordagem o Visual Studio Code é um editor igual a alguns que já podemos encontrar e que servem exactamente o mesmo propósito, mas a Microsoft fez questão de o rechear com algumas ferramentas adicionais.
Tem disponível as esperadas ferramentas de identificação de código e até com esquemas de cores, para uma mais simples identificação, mas é nos pormenores que se destaca.
Suporta as principais linguagens de programação, com algumas a terem incluídas sintaxes e até a terem os próprios elementos da programação com preenchimento automático.
Incluído no Visual Studio Code estão incluídas ferramenta que permitem já fazer algum debug e até gestão de versões, com uma integração com o GitHub.
Este novo editor da Microsoft é muito mais que uma simples ferramenta de texto. É o principio do que poderá ser a versão completa do Visual Studio que encontramos no Windows, mas dedicada ao Linux e ao OSX.
O Visual Studio Code está já disponível para todos e pode ser descarregado já hoje, para que possam começar a testar o que a Microsoft criou.
É um editor extremamente leve e capaz de dar aos utilizadores uma forma excelente de trabalhar, quer como ferramenta de programação, mas também como um simples editor de texto. Ainda está numa fase inicial de desenvolvimento, uma Preview, mas o que podemos ver mostra a maturidade necessária e também uma excelente base de trabalho.