Tal como informámos durante a manhã, a Canonical escolheu o dia de hoje para voltar a surpreender, apresentando mais um produto/equipamento para juntar ao seu Portfólio.
A frase “Tick, tock, tablet time” publicada no site fazia adivinhar que a Canonical se preparava para apresentar algo relacionado com o segmento mobile, em concreto com a disponibilização de um tablet ou então a disponibilização de uma versão optimizada do Ubuntu para tablet.
Chegadas as 16h em Portugal Continental, eis que Canonical deu a conhecer optimizado para tablets
A Canonical entrou no ano de 2013 em força, tendo dado a conhecer ao mundo que estava a trabalhar noUbuntu Phone OS. Como é sabido, o Ubuntu Phone OS, versão Ubuntu Touch Developer Preview chega já esta Quinta-Feira e estará disponível pela os smartphones Google Nexus 4 e Galaxy Nexus.
Ao contrário do que aconteceu com o anuncio do Ubuntu Phone OS, a Canonical desta vez foi discreta e surpreendeu (pois ninguém estava a espera) ao deixar uma pequena frase que fazia adivinhar que possivelmente viria aí um tablet ou algo relacionado com este dispositivo móvel.
A confirmar alguns rumores, a Canonical apresentou hoje o Ubuntu para Tablets.
Veja aqui o Ubuntu Tablet em acção:
Principais funcionalidades
Multitasking mojo/multitasking verdadeiro
Único! O verdadeiro conceito de multitasking está agora presente num sistema operativo para dispositivo móveis. Estabeleça uma ligação via skype enquanto trabalha num documento e por sua vez investiga através da Internet….ou faça trabalho colaborativo. À semelhança do que acontece nos PC’s, tudo isto é agora possível também nos tablets
Múltiplos utilizadores
Ao contrário de outros sistemas operativos, o ubuntu permite que sejam criadas várias contas no tablet para os utilizadores. Os dados associados a cada utilizador são cifrados, implementado assim um modelo de segurança semelhante a muitos outros sistemas. Com a possibilidade de termos várias contas,o tablet passará a ser um “elemento” da família, onde cada pessoa tem a sua própria conta.
Controlo do HUD por voz
Através do Head-Up Display (menus inteligentes), característica única do Ubuntu, a Canonical vai permitir que o utilizador aumenta a sua produtividade uma vez que poderá dar indicações para o sistema através da voz.
Partilha instantânea para a cloud
As funcionalidades de partilha para redes sociais e serviço da cloud estão agora integradas no próprio sistema, não existindo assim a necessidade de ter aplicações adicionais. Além do Facebook e Twitter, o Ubuntu para tablets inclui a “óbvia” integração com o Ubuntu One (serviço onde já existem milhões de utilizadores que o usam via Ubuntu, Android, WIndows ou Mac)
Melhor experiência de navegação
Use os quadro dedos para navegar entre aplicações, definições do sistema e controlos do tablets. Não são necessários botões no dispositivos com Ubuntu (para tablets). Se o utilizador pretender mudar de aplicação não necessita de voltar à home screen para realizar essa tarefa.
Todas as funcionalidades podem ser facilmente acedidas via barra lateral esquerda que vai guardando as nossas aplicações favoritas e funcionalidades que foram recentemente invocadas…..o resultado é fantástico!
O sistema ao serviço do utilizador
Através da barra superior, veja facilmente todas notificações das redes sociais ou então comute entre redes wireless. Pode também definir o nível de som do sistema…tudo isto sem ter de sair da aplicação onde está a trabalhar actualmente. Esteja focado!
Focus no conteúdo
O Ubuntu para tablets oferece uma interface limpa onde o conteúdo ganha destaque. Os botões e toolbars só aparecem quando necessários…Desfrute apenas do conteúdo…sem barreiras!
Pesquisas inteligente
O Ubuntu tem a capacidade de apresentar vários resultados das mais diversas fontes. Procura por uma musica, uma imagem, uma noticia…o Ubuntu encontra!
Total Convergência
Como é sabido, a Canonical pretende uma total convergência entre dispositivos oferecendo um interface única e transversal. Quando tudo estiver pronto, o mesmo código do Ubuntu Phone irá servir para PC, Tablets, smartphones, TVs, etc.
Home Screen “natural e pura”
Na home screen (ecrã inicial) o Ubuntu permite que tenhamos as nossas aplicações favoritas, a informação mais importante filtradas de mais de 100 fontes…tudo numa interface muito bem organizada e simples de navegar.
Este é o Ubuntu para tablets! Algo diferente, com funcionalidades que já eram há muito solicitadas pelos utilizadores e com uma interface bastante user friendly. Será que a interface Unity continua a não fazer sentido no mundo do Ubuntu?