Pplware

Ubuntu Studio diz NÃO ao Unity e adopta o Xfce

Que o ambiente gráfico Unity não era adorado pelos utilizadores já todos sabíamos.. mas agora foi a vez dos responsáveis pelo projecto Ubuntu Studio virem assumir que o Unity não faz parte dos planos para ser incluído no projecto. Relembramos que os reponsáveis pelo projecto Mint já tinham vindo referir que o Linux Mint 11 será baseado no Ubuntu 11.04 mas que não terá o ambiente gráfico Unity como padrão.

 

No passado mês, a comunidade do Ubuntu Studio comemorou a chegado do novo Ubuntu 11.04 Natty Narwhal. No entanto, tal como referido no press release (ver aqui), o projecto Ubuntu Studio não irá adoptar o Unity:

Ubuntu Studio does not currently use Unity. As the user logs in it will default to Gnome Classic Desktop (i.e. Gnome2).

Durante o passado fim de semana, os responsáveis pelo projecto Ubuntu Studio vieram afirmar que o ambiente gráfico open source Xfce foi o eleito para se tornar o ambiente gráfico por omissão no Ubuntu Studio.

Tal como Scott Lavender escreveu no seu blog “o Xfce é uma ambiente gráfico extremamente leve e rápido”. Lavender refere que a decisão de não apostarem no ambiente gráfico Unity se deve “à alteração que o Unity causa aos utilizadores do Ubuntu Studio, em termos de fluxo de trabalho e usabilidade”. Segundo ele, a decisão de não escolherem o Unity obteve o consenso de toda a equipa responsável pelo Ubuntu Studio.

Os responsáveis pelo projecto ainda consideraram a adopção do clássico GNOME, no entanto como não fará parte do Ubuntu 11.10 Oneric Ocelot, têm algum receio da falta de suporte  no futuro.

Lavender refere ainda que o Xfce tem várias vantagens sobre o ambiente Gnome, KDE e Unity uma vez que oferece um “desktop familiar com muitos recursos”. Para terminar, Lavender refere que o Ubuntu Studio 11.10 Oneiric Ocelot será uma das  melhores versões do Ubuntu Studio.

Artigos relacionados


Homepage:  Ubuntu Studio Moving to XFCE (Scott Lavender blog)

Exit mobile version