PiTiVi o editor de vídeo para o Linux Muito se tem falado da saída do GIMP (como uma aplicação por omissão e que faz parte da instalação) das distribuições Linux, mais concretamente do próximo Ubuntu (Lucid). No entanto continuam a ser apenas especulações, inclusive li já em sites da especialidade que o substituto será o F-SPOT. A justificação para a troca (GIMP->F-Spot) é que ambos programas fazem a mesma coisa… no entanto GIMP é visto actualmente como um programa profissional e assim a maioria dos utilizadores não precisam dele para o seu trabalho normal.
Por outro lado, devido à carência de aplicações multimédia no “mundo” Linux, o PiTiVi leva vantagem aquando de uma decisão para ser incluído na próxima distribuição Linux.
No entanto, como referi isto não são decisões finais e podem mudar durante o período de desenvolvimento dos sistemas. A inclusão do Pitivi no Ubuntu é para mim uma boa decisão pois o SO ganha assim uma ferramenta em falta.
Os sistemas Linux possuíam algumas “barreiras” relativamente a existência de aplicações que trabalhem com dados multimédia (Vídeo/áudio). Actualmente começam a aparecer alguns projectos interessantes como é o caso do Openshot que já aqui apresentamos e agora o PiTivi.
O PiTiVi um excelente editor de vídeo gratuito para Linux. É código aberto e baseado na framework multimedia GStreamer.
O PiTiVi possui uma característica que falha em algumas aplicações deste tipo, que é a usabilidade. A usabilidade tem grande prioridade no desenvolvimento deste projecto que é mantido por 3 programadores a tempo inteiro. O projecto é baseado na linguagem de programação Python sendo que todo o processamento de áudio e vídeo é realizado com base na framework GStreamer.
Como instalar
A instalação do PiTiVi é muito simples pois basta ir ao terminal e escrever o comando:
sudo apt-get install pitivi
Depois ir a Applications->Sound & Video e escolher Pitivi Video Editor
Para verem graficamente mais sobre o PiTiVi sigam este link onde encontrarão mais imagens. Já agora fica o repto para um utilizadores Linux: o que vos parece esta “hipotética” inclusão do PiTiVi, traz melhorias ou não acrescenta nada de positivo. E quem será o substituto do GIMP? F-SPOT????