Pplware

Ubuntu 14.04 esmaga o OS X 10.9.4 a correr num MacBook Air

A guerra entre sistemas operativos sempre existiu no mundo da computação. A guerra mais acesa é actualmente no campo dos dispositivos móveis, entre o iOS e o Android, mas no segmento dos sistemas operativos para desktop a eterna comparação entre os sistemas Windows, OSX e Linux… continua.

De acordo com os últimos benchmarks realizados por Michael Larabel da Phoronix, os resultados indicam que o Ubuntu com kernel 3.16 arrasa por completo o OS X 10.9.4 a correr num MacBook Air.

O MacBook Air serviu de sistema de testes para a realização deste benchmark, que põe lado a lado o Ubuntu com kernel 3.16 e com ambiente gráfico XFCE  e o OS X 10.9.4. Esta máquina conta com um CPU Intel Core i5 4250U, Gráfica integrada  Intel HD Graphics 5000, 4 GB DDR3 de memória RAM e um SSD de 120 GB. De referir que os sistemas foram instalados em Dual-boot.

Uma vez realizados os testes (com a ferramenta Phoronix Test Suite), os resultados indicam que o Ubuntu arrasa nos testes que foram efectuados.

Resultados dos testes ao sistema de ficheiros

O Ubuntu 14.04 com o sistema de ficheiros EXT4 é muito mais rápido que o OS X 10.9.4 com o sistema de ficheiro HFS+ + jornaling.

Resultados dos testes ao sistema gráfico

O driver open-source Intel Linux é actualmente mais rápido que o driver OS X Intel OpenGL (ideal para jogos).

Resultados dos testes à performance

Para algumas tarefas de computação, o CPU Intel Core i5 4250U é um pouco lento com o OS X… por sua vez, com o Linux 3.16 kernel são relativamente melhores.

Todos os testes e respectivos resultados podem ser consultados aqui. Isto vem confirmar que nem sempre quando um sistema operativo é “adaptado” ao hardware os resultados são os melhores (será problema na concepção do sistema?).

Neste caso, sendo o Ubuntu um sistema “genérico”, facilmente se percebe que os resultados são esmagadores. Não esquecer que o Ubuntu tinha o kernel 3.16 e com ambiente gráfico XFCE, que contribuem significativamente para estes resultados.

Via Muylinux |Phoronix

Exit mobile version