Enquanto muito utilizadores ainda andam a afinar o seu Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, a Canonical não pára e tem já disponível para download o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal Apha 1. Esta versão serve para começar a dar uma ideia do que será o novo Ubuntu 12.10 e também para obter algum feedback por parte dos utilizadores.
Vamos conhecer as novidades e algumas curiosidade.
Em Abril Mark Shutleworth anunciou no seu blog (aqui) o inicio (oficial) do desenvolvimento do Ubuntu 12.10 e que este teria o nome de Quantal Quetzal . Segundo Mark Shutleworth, a versão 12.10 vai servir para redesenhar a interface do Ubuntu e daí a escolha do nome Quantal Quetzal (como sempre, a escolha de um adjectivo e do nome de um animal). A escolha de “Quantal” deve-se ao facto de no Ubuntu 12.10 ser introduzida a tecnologia de virtualização de redes Quantum- virtual network stack for OpenStack
Quantal Quetzal
Para quem não sabe, os Quetzals são pássaros com penas bastante coloridas que podem ser encontradas na América Central e no México. Trata-se de um animal muito bonito (daí Mark Shutleworth referir a alteração da interface e de dizer inclusive que …”chega de marrom”). O nome “quetzal” é derivado da palavra náuatle quetzalli, “pena de cauda grande e brilhante”.
Calendário do Ubuntu 12.10
- Alpha 1 – 7 Junho
- Alpha 2 – 28 Junho
- Alpha 3 – 2 Agosto
- Beta 1 – 6 Setembro
- Beta 2 – 27 Setembro
- Release Oficial – 18 Outubro
Mais informações aqui
Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal Apha 1
Relativamente ao Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal Apha 1, ainda não são muitas as novidades. No entanto, esta versão vem já com o Kernel Linux 3.4.0-5.11, compilador GCC 4.7, Python 3.0, Firefox e Thunderbird já na versão 13, o Update Manager sofreu um restyling a nível de interface e foram também actualizadas várias aplicações.
Como sempre aconselhamos, as versões Alpha não devem ser usadas em máquina em produção. Para testarem, podem usar, por exemplo, virtualizar usando o VirtualBox ou o VMWare.
E vocês, o que esperam da versão final do Ubuntu 12.10? Na vossa opinião, o que deveria mudar no Ubuntu?