Pplware

Tutorial: Instalar uma impressora no Linux…com ajuda Apple

Quando se fala em configurar impressoras em sistemas Linux, muitos são os utilizadores que nos questionam quais os procedimentos a seguir. De facto o GNU/Linux por si só não simplifica tal processo mas a Apple deu uma ajuda ao desenvolver um serviço que dá pelo nome de CUPS.

Hoje vamos aprender como podem os utilizadores instalar uma impressora no Linux, de uma forma simples e rápida. Adianto já que realizei a mesma instalação num Ubuntu 12.10 e num Windows 8 e de facto o Ubuntu (com o recurso ao CUPS) facilita em muito todo o procedimento de instalação e configuração.

Para quem não conhece o Common Unix Printer Service (CUPS) foi desenvolvido inicialmente pela Easy Software Products, tendo a gigante Apple comprado o código fonte em 2007. O CUPS  é um sistema de impressão e configuração open source que oferece aos utilizadores do mundo Linux uma interface Web simples para configuração das mais diversas impressoras. Este serviço permite a instalação de impressoras locais (ligadas via USB ou LTP) ou então a instalação de impressoras remotas que usem o protocolo IP.

Como instalar o CUPS?

Por omissão as distribuições linux já trazem este excelente serviço activo. No entanto, e para quem usa distribuições baseadas no Ubuntu, pode facilmente instalar o CUPS, que irá funcionar como serviço, usando o comando:

sudo apt-get install cups

Depois de instalado o serviço, basta iniciar o mesmo através do comando

sudo /etc/init.d/cupsd start

Nota: Em situações que a sua máquina não tem qualquer impressora instalada, então o serviço CUPS pode também ser removidou ou simplemente parado para que não esteja a consumir recursos da máquina.

O comando para parar o serviço é:

sudo /etc/init.d/cupsd stop
Instalação de uma impressora de rede

Para o presente tutorial, recorremos a uma impressora HP Laserjet M3035  que pode ser configurada para funcionar remotamente (via IPG).

Tendo o CUPS já instalado, basta abrir o browser e inserir o endereço localhost:631

Em seguida vamos proceder a configuração da impressora, carregando em Add Printers and Classes

Em seguida carregamos em Add Printer

e inserimos as nossas credenciais do sistema:

O CUPS apresenta-nos de imediato uma lista de impressora que conseguiu detectar localmente e remotamente. No nosso caso escolhemos a opção HP LaserJet M3035

Depois podemos indicar uma breve descrição para a localização para a impressora e também, quem assim pretender, partilhar a mesma.

O próximo passo é indicar o modelo (de referir que o CUPS apresenta suporte para um bom numero de modelos). Depois de escolher o modelo carregamos em Add Printer

Definimos alguns parâmetros por omissão que pretendemos atribuir à nossa impressora, como é o caso do tamanho do papel (ex. A4)

E está feito.

Para testar se tudo está a funcionar corretamente, basta abrirem por exemplo o gedit, escreverem algo e mandar imprimir.

Esperamos que este mini tutorial vos seja útil, permitindo assim que tinham à disposição a vossa impressora no Linux. Como tiveram a oportunidade de ver, a instalação de uma impressora no Linux é demasiado simples, mas para este cenário em que se tratava de uma impressora IP. Boas impressões!

 

 

 

Exit mobile version