Pplware

Transforme o Raspberry PI numa emissora FM em 1 minuto

Vejam como realmente é muito simples, e sem equipamento adicional

Ter um Raspberry Pi e uma ideia diferente é meio caminho ando para criar um projecto interessante. Na Internet podemos encontrar muitos os projectos que assentam neste popular mini PC e algumas ideias que procuram financiamento para poderem avançar.

Sabia que pode transformar o seu Raspberry PI num autêntico emissor da rádio?

Hoje, o Pplware, em parceria com a INMotion, vamos ensinar como transformarem o vosso Raspberry Pi  num emissor de rádio FM. Além da interfaces de Audio, Ethernet, HDMI e USB o PI possui outras portas para se ligarem outros dispositivos. Falamos da interface GPIO (General purpose Input/Output), com 26 pinos (2 x 13):

Como começar…?

Para começar é importante ligar um cabo/fio (+/- 20 cms) ao GPIO 4, para que este funcione como uma antena.  De referir que podemos fazer broadcast do sinal entre os 88 MHz e 108 MHz (a frequência pode ser definida através do sinal)

Como controlar o GPIO 4 vamos instalar pifm, que permite fazer broadcast de sinais e definir que em frequência é emitido o sinal. Para isso devem seguir os seguintes passos:

mkdir ~/pifm
cd pifm 
wget http://omattos.com/pifm.tar.gz 
tar zxvf pifm.tar.gz

Para testar (usando o ficheiro sound.wav)e considerando que pretende transmitir nos 100.0 Mhz, basta que execute o seguinte comando:

sudo ./pifm sound.wav 100.0

O sinal pode ser transmitido na frequência de 1Mhz até 250Mhz. No entanto, na banda FM é normal transmitir entre os 88 Mhz a 108 Mhz.

Veja este projecto em funcionamento

Por hoje ficamos por aqui. O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos.
Exit mobile version