Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossas privacidade online através de ferramentas adicionais que nos ajudam a esconder a nossa identidade.
Para quem pretender navegar na Internet sem deixar rasto, o Tor Browser é sem duvida a melhor solução. Hoje vamos conhecer as novidades do Tor 4.0 que foi lançado recentemente.
Muito se tem falado sobre segurança informática, em concreto sobre a privacidade dos utilizadores na rede. Edward Snowden deu a conhecer ao mundo o mega sistema de ciberespionagem americano, o PRISM, e desde são muitos os utilizadores que ocultam a sua identidade na Internet.
Com o Tor 4.0, os responsáveis pelo projecto procederam a algumas actualizações ao nível da segurança. Dessas actualizações há a destacar a desactivação do suporte para SSLv3 (devido ao ataque POODLE). Ao nível do suporte para Firefox, foram implementadas também algumas melhorias.
Como instalar o Tor 4.0 no Ubuntu?
Aproveitando o repositório da equipa do site WebUpd8, a instalação do tor pode ser facilmente realizada usando os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository -y ppa:webupd8team/tor-browser
sudo apt-get update
sudo apt-get install tor-browser
A configuração pode ver vista aqui.
O Tor Browser Bundle está disponível para Windows, Linux e MacOS. Para quem pretender saber mais sobre esta fantástica ferramenta anti-ciberespionagem, basta que leia o nosso artigo “Tor Browser Bundle, navegar na Net de forma anónima”. Experimentem.