Qualquer que seja o sistema operativo (direcionado para PCs/smartphones, etc) tem um gestor de ficheiros! Esta ferramenta permite, de uma forma simples e rápida, gerir os conteúdos de um sistema e quanto melhor for mais produtivo poderá ser o utilizador na utilização do sistema.
No Windows o gestor de ficheiros nativo é o Windows Explorer, no macOS é o Finder e para sistemas Linux existem vários. Conheça hoje 5 dos melhores gestores de ficheiros para o Linux.
#1 – Nautilus
O Nautilus é o gestor de ficheiros mais popular para sistemas Linux. Esta ferramenta, que agora se chama GNOME Files, faz parte do ambiente gráfico de trabalho GNOME e daí a sua popularidade, uma vez que o GNOME está presente em várias distribuições Linux.
Com uma interface bastante simples e organizada, o Nautilus oferece aos utilizadores todas as ferramentas que necessita para gestão e manipulação de ficheiros. Além disso, este gestor de ficheiros tem também suporte para add-ons que permitem aumentar o número de funcionalidades assim como proceder a alterações ao nível da interface.
#2 – Dolphin
O Dolphin é o gestor de ficheiro que faz parte do ambiente gráfico KDE. Bastante semelhante ao Nautilus, o Dolphin oferece todas as funcionalidades que necessita a nível da gestão de ficheiros e pode também ser facilmente personalizado através de add-ons.
Além de disponibilizar várias formas de visualização, o Dolphin tem suporte para separadores e até a funcionalidade undo/redo está disponível para algumas operações.
#3 – Thunar
O Thunar é o gestor de ficheiros que acompanha as distribuições que têm como ambiente gráfico de trabalho o Xfce. Apesar de não ser tão popular como o Dolphin, este gestor de ficheiros serve bem para quem apenas precisa do básico.
O Thunar é rápido e simples. E para um computador com menor poder computacional, pode ser a melhor opção.
#4 – Nemo
O Nemo é o gestor de ficheiros que vem com o ambiente gráfico Cinnamon, um ambiente de trabalho (muito conhecido da distribuição Mint) que é bastante leve, com aparência do “antigo” Gnome2 e considerado como um pseudo fork do Gnome.
Relativamente ao Nemo, apenas referir que é um fork do Nautilus e, nesse sentido, tem muitas das funcionalidades do gestor no qual foi inspirado.
#5 – PCManFM
O PCManFM é um gestor de ficheiros desenvolvido por Hong Jen Yee e direcionado para quem não gosta das outras alternativas (o objetivo do PCManFM é mesmo ser uma alternativa forte ao Nautilus). Este gestor de ficheiros é disponibilizado sob a licença GNU e vem por omissão nas distribuições com o ambiente gráfico LXDE.
Destaque para a leveza desta ferramenta e para as muitas funcionalidades que disponibiliza. Se procura um gestor de ficheiros com uma interface muito simplista, que seja rápido e que ofereça as funcionalidades necessárias para a gestão de ficheiros, então experimente o PCManFM.
E são estas as sugestões que temos de gestores de ficheiros para sistemas Linux. Para quem procura alternativas para o Windows Explorer do Windows, pode ver aqui também algumas sugestões.
Se conhecerem outras ferramentas para este segmento, deixem nos comentários.