Pplware

TOP 5 – Editores de texto Open Source

Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas de edição de texto, este tipo de ferramentas integram hoje muitas funções direccionadas para a programação. Por norma os sistemas operativos têm sempre nativamente um editor de texto mas há muitas alternativas.

Aqui fica um TOP 5 dos editores de texto Open Source.

1. vi

O vi é provavelmente o editor de texto Open Source mais popular do mundo. Este é sem duvida um dos mais usados entre programadores e administradores de sistema apesar de apenas possuir as funcionalidades básicas.

2. gedit

Quando se fala em editores de texto com interface gráfica o gedit é um dos mais conhecidos. Este editor vem normalmente instalado nas distribuições GNU/Linux, é simples de usar e oferece as funcionalidades básicas de um editor.

Principais características

3. nano

O Nano é um estilo de concorrente do vi! É simples de usar e disponibiliza, de uma forma simplificada, várias funcionalidades que ajudam o utilizador a ser mais produtivo.

Principais características

4. geany

O Geany é um editor de texto multiplataforma desenvolvido em GTK+ que possui funções básicas para um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE).

Principais características

5. blueFish

O Bluefish é um poderoso editor de texto, recomendado para programadores e webdesigners. Como muitas opções disponíveis, permite desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl,  JSP, Python, entre outros.

O Bluefish foi criado por Chris Mazuc e Olivier Sessink em 1997, com o objectivo de facilitar o desenvolvimento web a profissionais tivessem como sistema operativo o Linux.

E são estes as nossas cinco sugestões para editores de texto Open Source. Gostaríamos agora de saber qual o vosso editor favorito e qual a característica que lhe destacam. Fica lançado o desafio! Algumas ideias aqui.

Exit mobile version