Pplware

TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux (2)

O GNU/Linux é o sistema preferido dos administradores de sistemas para implementação de serviços de suporte a redes de comunicação. A própria Microsoft já revelou que no seu serviço Cloud, o Azure, existem mais máquinas Linux que máquinas Windows.

Para quem costuma fazer administração de sistemas em Linux, aqui ficam 10 ferramentas com interface gráfica (veja a parte I aqui).


#6 – Cockpit

Cockpit é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix.

Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.

Cockpit

#7 – Webmin

O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix. Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.

Webmin

#8 – Froxlor

Tal como o CPanel, o Froxlor é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), que permite gerir múltiplos serviços por utilizador. Por exemplo, permite e os utilizadores usem certificados SSL por domínio, escolham qual o endereço IP e porta a usar por domino, definam o template/tema que pretendam, monitorizem os vários serviços através de gráficos interativos, etc.

froxlor

#9 – Ajenti

Ajenti é uma ferramenta open source que funciona estilo um painel de controlo para gestão dos mais diversos serviços numa máquina Linux, como, por exemplo, Apache, Cron, File System, Firewall, MySQL, Nginx, Munin, Samba, FTP, Squid… e muitos outros.

ajenti

#10 – Apache Directory

O Apache Directory Studio é uma plataforma desenhada para ApacheDS, mas pode funcionar como uma browser LDAP, LDIF e editores de ACLs.

Apache Directory

E são estas as nossas sugestões para hoje ao nível de soluções que nos permitem, através de um simples browser, gerir a nossa máquina em Linux e respetivos serviços. Se tiverem outras sugestões deixem nos comentários

Leia também…

Exit mobile version