No mundo Linux existem distribuições para todos os gostos e necessidades. Para quem tem PCs mais antigos existem várias distribuições concebidas especialmente para correr em hardware legacy.
Para quem precisa de uma distribuição GNU/Linux leve, que não ocupe muito espaço em disco e que funcione perfeitamente na sua máquina antiga, a nossa sugestão de hoje vai para o Tiny Core.
Necessitando apenas de 16 MB, o Tiny Core Linux é uma das distribuição mas pequenas, que traz consigo as aplicações essenciais para um funcionamento básico do sistema.
O Tiny Core Linux foi desenvolvido para correr a partir da memória RAM, o que torna esta distribuição bastante rápida.
Quem pretender experimentar o Tiny Core Linux tem à disposição três diferentes cores, ou seja, 3 configurações/versões diferentes:
- Core (16 MB) – Tiny Core Linux apenas com CLI
- TinyCore Pure (24 MB) – Inclui ambiente gráfico e suporte para ligações à rede por cabo
- CorePlus (106 MB) – Inclui ambiente gráfico e além do suporte para ligações à rede por cabo inclui também suporte para ligações wireless;
Principais novidades do Tiny Core 7
Esta última versão do Tiny Core inclui algumas novidades das quais se destacam:
- kernel 4.2.9
- glibc 2.22
- GCC 5.2.0
- X.Org 7.7
Apesar de não ser a distribuição mais bonita e que garante a melhor experiência ao utilizador, o Tiny Core é provavelmente uma das distribuições mais fluidas que já experimentamos. Experimentem e digam de vossa justiça o que acharam!