Num dia destes o meu chefe chegou ao pé de mim e disse-me que queria aprender Linux. Fiz-lhe logo a pergunta chave:”Qual a distribuição que quer que eu instale na sua máquina? Vamos ter de fazer dual-boot”, ao que ele me respondeu, mas eu quero aprender Linux a partir do Windows… Hum…então crio-lhe uma conta num servidor Linux e assim já pode aceder via SSH…ele torceu o nariz !!!
E é isto que acontece com muito boa gente. Como referi anteriormente, eu tenho aqui a solução. Vamos lá… (Vou-me adiantar…com o Cygwin já é possível ter a parte gráfica (X) de um Linux a funcionar num Windows. Ver fim do post)
Cygwin é uma aplicação que se instala no Windows e permite emular o terminal do Linux. Usa uma DLL do Windows, para que aplicativos GNU possam funcionar num sistema Microsoft.
O Cygwin é uma boa opção para quem quer conhecer o Unix. A instalação mínima ocupa apenas 30 MB e possui vários utilitários poderosos do mundo UNIX. Neste site, pode-se consultar uma lista de programas que já podem ser executados utilizando o Cygwin.
Apesar de o programa emular um terminal Linux, é possível facilmente aceder às partições do Windows. Para tal basta fazer cd /cygwindrive/<drive_letter>
Como começar:
1 – Efectuar o download da aplicação no site da Cygwin aqui.
2 – Duplo click no ficheiro setup.exe e irá aparecer a janela seguinte. Depois Next >
3- Escolher “Install from Internet”
4 – Escolher a pasta onde instalar o aplicativo (no meu caso c:\cygwin)
5 – Escolher uma pasta para guardar os ficheiros obtidos via Internet
6 – Escolher a forma de como se liga à Internet. Normalmente “Direct connection”
7- Escolher um “mirror” de onde vamos efectuar o download dos programas que necessitamos
8 – Download da lista de pacotes necessários para o cygwin funcionar
9 – Escolha dos pacotes a Instalar.
10 – Instalação dos pacotes base e pacotes escolhidos
Uma vez instalado, chegou a hora de experimentar. Ir a Iniciar->Programas->Cygwin. Vou mostrar-vos nas próximas imagens alguns dos comandos
Nota: Actualmente já é possível correr a interface gráfica do Linux através do Cygwin/X. Fica aqui a dica e desde já a nossa promessa para a escrita de um artigo. Linux Rulez !!!!!!!!!