Por José Luís Teixeira para o Pplware Um facto pouco conhecido é que existem televisores high-end que usam Linux para implementar recursos avançados.
Tratam-se de versões do Sistema Operativo especialmente equipadas para reproduzir directamente no televisor meios digitais disponíveis através de rede ou até unidades USB, como por exemplo filmes, música e/ou jogos.
Assim, surge o projecto SamyGo, que visa substituir a adaptação do Linux incluída nas TVs Samsung por uma versão modificada que (obviamente) quebra algumas restrições do fabricante.
Dentre as várias modificações no firmware da TV, um dos mais interessantes é o acesso à rede: estes televisores originalmente usam DLNA acesso à rede, que exige também instalado um servidor DLNA, com o SamyGo pode-se activar o suporte a ficheiros partilhados por NFS e SMB (Samba), que permite à televisão reproduzir conteúdos multimedia que estejam alojados na nossa rede. Além disso, a implementação da DNLA pode ser melhorada para suportar uma variedade muito maior de formatos.
A porta USB na TV tem vários usos, tais como o acesso aos meios de comunicação ou jogos armazenados em discos USB, mas também ligar placa de rede Wi-Fi via USB. No firmware original só se pode conectar dispositivos próprios da Samsung, mas como o Linux suporta um grande número de dispositivos Wi-Fi, o SamyGo permite que se ligue dispositivos que de outra forma estariam removidos da lista de dispositivos reconhecidos pela TV.
A Samsung não demonstrou qualquer apoio ou rejeição ao projecto, talvez a única característica que possa desagradar ao fabricante é o apoio de outras empresas de dispositivos Wi-Fi.
Acredito que este SamyGo vai acabar de passar um pouco despercebido pois poucos de nós estão dispostos a correr o risco de transformar um super televisor num tijolo… ou neste caso, uma parede.
Para finalizar deixo-vos também a informação que podem também usar linha de comandos através de Telnet.