Pplware

Tails – A distribuição Linux usada por Edward Snowden

Falar hoje em dia em segurança informática é  inevitável não se falar em Edward Snowden. Ex. assistente técnico da CIA, Snowden resolveu deixar tudo para trás, família e emprego, e denunciar o mega sistema de ciberespionagem americano, o PRISM.

Mas sabiam que por questões de privacidade, integrada e confidencialidade, Snowden usa uma distribuição Linux chamada Tails?

Sobre o Tails…

O Tails  (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian,  cujo principal objectivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz  já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenge, entre outros. Essas aplicação vêm já pré-configuradas com um conjunto de parâmetros, que assentam na rede TOR e em criptografia PGP,  que garantem o anonimato dos utilizadores enquanto estes navegam na Internet.

O Tails está disponível em versão Live CD/DVD/USB, permitindo assim que possa ser usada sem a necessidade de ser instalada num dispositivo de armazenamento persistente (ex. Disco rígido).

Tails is a live system that aims to preserve your privacy and anonymity. It helps you to use the Internet anonymously and circumvent censorship almost anywhere you go and on any computer but leaving no trace unless you ask it to explicitly. It is a complete operating system designed to be used from a DVD, USB stick, or SD card independently of the computer’s original operating system.

Assim que se acede ao sistema, o utilizador é questionado se pretende configurar um conjunto de opções de segurança ou simplesmente usar o sistema.

No caso de escolher Mais Opções, o sistema irá permitir que defina uma palavra-passe de administração,  que active a camuflagem para tornar o sistema parecido com um Windows XP e até que esconda o Mac Address das placas de rede para que não haja spoofing do mesmo.

Nota: No caso do utilizador virtualizar o sistema, este é de imediato notificado que o sistema real pode monitorizar o que fazemos no Tails.

Tails vs Escândalo de Espionagem

De acordo com informações recentes do site Wired, Snowden, Glenn Greenwald (advogado e jornalista) e a jornalista Laura Poitras, terão usado a distribuição Linux Tails para trocarem informações e documentos sobre o sistema de  ciberespionagem global da NSA.

Apesar desta distribuição não ser totalmente segura, o Tails (assim como outras distribuições Linux) podem correr apenas na memória RAM (memória volátil) o que garante a eliminação dos dados assim que o sistema é encerrado. Nos próximos dias analisaremos com mais detalhes esta distribuição …que agora se vai tornar mais popular.

Via Wired

Exit mobile version