Pplware

Tablets com Ubuntu OS chegam também no Outono

Foi durante o MWC2014 que a Canonical, pela voz do seu fundador Mark Shuttleworth, anunciou as primeiras duas empresas que vão colocar no mercado dispositivos móveis com Ubuntu OS.

Os equipamentos BQ Aquaris e Meizu MX3 da espanhola BQ e chinesa Meizu, respectivamente, já estiveram expostos no stand da Ubuntu e agora sabe-se que os mesmos serão apenas lançados no Outono…tal como os Tablets com Ubuntu OS.

O ex-CEO da Canonical, Mark Shuttleworth revelou recentemente mais algumas informações sobre a chegada ao mercado dos equipamentos com Ubuntu OS. Shuttleworth referiu que a Canonical está empenhadíssima em oferecer a melhor experiência de utilização nos dispositivos móveis com a sua plataforma, e que neste momento os fabricantes já podem experimentar/testar o Ubuntu OS nos seus dispositivos.

Como é sabido a espanhola BQ e chinesa Meizu foram as duas primeiras empresas a assumir publicamente que vão colocar no mercado dispositivos com o Ubuntu OS mas a comunidade quer também algumas marcas “de peso” para apoiar o projecto. Shuttleworth referiu que algumas “grandes” empresas estão dispostas a investir o seu tempo e dinheiro para adoptar o Ubuntu OS nos seus dispositivos móveis.

“Estamos empenhados em ter um bom grupo de fabricantes, incluindo fabricantes que já tiveram a sua própria plataforma. Eu sinto-me muito confiante de que os grandes fabricantes estão de “olho” no Ubuntu como a nova plataforma aberta.. ” disse Mark Shuttleworth.

O fundador da Canonical referiu também que a empresa apenas tinha inicialmente  a intenção de desenvolver a plataforma para smartphones, mas o mercado convenceu a própria Canonical a investir numa adaptação da interface para tablets. Shuttleworth acabou por anunciar que tanto a versão para smartphones como para tablets apenas estará disponível já no Outono.

Outro assunto interessante comentado por Shuttleworth diz respeito à forma como a Canonical espera fazer dinheiro com o UbuntuOS. Segundo Shuttleworth, por cada equipamento vendido com UbutnuOS, a Canonical recebe um royalty ,tal como a Google faz com o Android.

O UbuntuOS está em desenvolvimento há mais de um ano. De referir que já existe uma versão estável disponível, que pode ser instalada no Nexus 4, 7 e 10 – saber mais aqui.

Exit mobile version