Tudo o que precisa de saber para instalar
Tal como anunciado pela Valve, o SteamOS ficou disponível ontem (sexta-feira 13/12). Este sistema operativo que será usado nas “consolas” Steam Machine, promete revolucionar o mundo dos jogos já que os utilizadores poderão começar a tirar partido dos grandes ecrãs (ex. TVs).
Mas os utilizadores poderão também, desde já, criar as suas Steam Machine…saiba o que é preciso.
Foi ontem perto das 0h (hora portuguesa) que chegou o tão esperado SteamOS. Como seria de esperar, os servidores não aguentaram a quantidade de pedidos à escala mundial e foram muito poucos os que ainda ontem tiveram um primeiro contacto com este “novo” sistema operativo.
O SteamOS é um fork do Debian Linux, sendo que esta primeira versão é baseada no Debian 7.1. Actualmente apenas funciona com gráficas Nvidia mas os trabalhos para dar suporte à AMD e Intel estão em curso.
Requisitos para o SteamOS
Aquando da disponibilização do SteamOS, a Valve deu também a conhecer os requisitos, ao nível do hardware, necessários para correr o SteamOS num PC. Para criarmos a nossa própria Steam Machine necessitamos:
- CPU: Intel ou AMD a 64-bits
- Memória RAM: 4G ou mais
- Memória de armazenamento: 500GB de espaço em disco
- Placa gráfica: NVIDA (AMD e INTEL com suporte para breve)
- Adicional: Suporte para interface UEFI
Instalação
A Valve oferece dois métodos de instalação para o SteamOS: Default e Personalizado. No caso de uma instalação Default basta que tenha uma PEN com 4GB (SteamOS ocupa 960 MB). No caso da versão personalizada, o SteamOS ocupa cerca de 2.4GB. Podem descarregar as vossas imagens nos seguintes links:
Podem também descarregar aqui
Aconselhamos neste momento uma instalação Default.Para isso basta sigam os seguintes passos – ver aqui
Neste momento estamos já a preparar uma máquina com o SteamOS para que possamos apresentar o nosso tutorial. O suporte apenas para placas Nvidia não ajudou muito…
Já tem o SteamOS a funcionar? Quais as primeiras impressões?