Pplware

Steam beta – Os grandes jogos estão a chegar ao Linux

Por Comunidade Pplware@Linux

Até agora, o gaming no Linux era o problema do ovo e da galinha: Não havia jogadores no Linux porque não havia jogos para Linux! As grandes empresas de jogos nunca viram certamente no Linux características e “publico” suficiente para investir…mas, adivinham-se tempos de (grande) mudança. A  Valve, empresa criadora de vários jogos de sucesso, como é o caso do Counter-Strike ou Team Fortress, e líder em serviços online de distribuição de jogos, como é o caso da Steam (mais de 50 milhões de contas e mais de 2 mil jogos) , anunciou recentemente a disponibilização da versão beta do cliente Linux para a plataforma Steam.

Vivemos uma data histórica para todos os amantes de Linux. Foi oficialmente lançada uma versão do Steam para Linux. De início apenas quem usa Ubuntu 12.04 é que vai ter o prazer de ser dos primeiros a desfrutar desta nova maneira de jogar no Linux. Mas para quem não usa Ubuntu 12.04 pode ficar descansado, pois tanto a Canonical como a Valve e a comunidade esta a trabalhar arduamente para lançar o Steam para todas as distribuições, de início claro, para as mais conhecidas.

Com a entrada da Steam no mundo linux, muitos utilizadores abandonarão certamente o o dual boot, passando a ter apenas Linux. O mundo do gaming sempre foi o calcanhar de Aquiles do linux, e a prova disso talvez seja a quantidade de pessoas que se tentaram inscrever na versão beta (cerca de 60 mil) que queriam que o Steam viesse para Linux.

Com a Steam a funcionar no Linux as empresas de jogos vão aderir a exportação dos seus jogos para o Linux exactamente porque existe esta magnifica plataforma para comercializar as mesmas. Do mesmo modo mais gamers vao passar para o mundo Linux porque já existem jbons jogos que justifiquem a mudança.

O steam beta suporta já o popular Team Fortress 2 e estão também disponíveis mais duas dezenas de jogos, entre eles, Unity of Command: Stalingrad Campaign, Amnesia: The Dark Descent, World of Goo, Serious Sam 3: BFE… (ver aqui lista). Além disso, o cliente inclui suporte para o BigPicture, uma interface do Steam adaptada para a TV.

Em anuncio na própria página do projecto, Gabe Newel Presidente e Co-fundador da Valver referiu que este é um grande momento para a comunidade Linux:

Ream users have been asking us to support gaming on Linux. We’re happy to bring rich forms of entertainment and our community of users to this open, customer-friendly platform

Como referido, mais de 60,000 pessoas fizeram a inscrição para tentar a sorte de receber a chave beta, apenas algumas pessoas a receberam hoje, mas nos próximos dias muitas mais a vão receber, fiquem atentos ao e-mail.

Além desta noticia é também já sabido que a Nvidia duplicou a performance dos drivers para as placas GeForce R310, para os sistemas Linux (ver aqui). Para finalizar apenas deixar a seguinte informação que foi partilhada na comunidade Pplware@Linux.

the 3D engine that powers Half Life 2, Left 4 Dead, and Dota 2 — runs faster on Ubuntu 12.04 and OpenGL (315 fps) than Windows 7 and DirectX/Direct3D (270.6 fps); almost a 20% speed-up ref

Será que ira acontecer uma grande revolução no mundo dos sistemas operativos?

Desde já o meu muito obrigado a todos os elementos da comunidade Pplware@Linux que contribuíram para este artigo.


Homepage: Steam Comunity

Exit mobile version