O mundo do Linux está em alta! A espetacular noticia da disponibilização do cliente Steam para Linux veio agradar muitos dos utilizadores que agora deixam de ter desculpa para não experimentar o Linux. No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch e recentemente o fantástico Xubuntu) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
Hoje a nossa sugestão vai para o SolusOS.
O SoluOS é uma distribuição GNU/Linux moderna para iniciantes neste mundo, baseada no bastante estável Debian, que oferece um bom suporte para as tecnologias modernas. Esta distribuição traz como ambiente gráfico o GNOME 2.30.2, Kernel 3.3.6 e uma boa seleção de aplicações direcionadas para as tarefas diárias, produtividade, Multimédia, etc.
Esta distribuição foi criada por dois ex. elementos do projecto LMDE (Linux Mint Debian Edition) e aproxima-se bastante das distribuições Kubuntu e Mandriva.
Jogos
A nível de Jogos, o SoluOS traz já instalado o playOnLinux, uma excelente aplicaçãoque nos permite instalar aplicações e jogos que foram desenvolvidos para correr em exclusivo no sistema operativo Windows.
Imagem
A nível de criação de imagens, o SoluOS traz instalado o GNU Paint, gThumb e uma ferramenta para scanner.
Internet
A nível de ferramentas para a Internet, destacamos a presença do DropBox que vem pré instalado, do Firefox como browser por omissão, do Thunderbird como cliente de e-mail, Pidgin como IM, o transmission para torrents e XChat para quem quiser entrar no “antigo” mundo do IRC.
‘Out-of-the-Box’ Multimedia
Como referido, um dos pontos fortes desta distribuição é as boas ferramentas que traz para multimédia: VLC, Sound Recorder, OpenShot, Minitube, são alguns dos exemplos….ideais para passar um bons momentos com a família a ver uns filmes, ouvir musica, etc.
System Tools
A nível de ferramentas de sistema, o SoluOS vem com o Dejá Dup para backups, HTop para uma analise visual dos processos que estão a correr no sistema, um visualizador de logs, o Wine, uma ferramenta de Benchmark e também um instalador da própria distribuição.
Ao nível da produtividade, o SoluOS traz o OpenOffice. Esta distribuição é caracterizada por ser simples, bonita e muito funcional além da estabilidade e performance que garante. De referir que esta ditribuição, apesar de ainda ser recente, ocupou de imediato a posição 13 do ranking de distribuições Linux no site distrowatch.
Qual a vossa primeira impressão desta distribuição Linux?