No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
No segmento das “pequenas” distribuições Linux já apresentamos o Tiny Core Linux (12 MB necessários e 6 segundos para boot), Damn Small (com apenas 50 MB), entre outras.
Hoje vamos conhecer o projecto SliTaz.
O SliTaz é uma distribuição Linux, distribuída em versão LiveCD(USB), sendo que o .iso apenas ocupa 35 MB. O SliTaz oferece um ambiente de trabalho gráfico completo e muito funcional, baseado no LXDE e no Openbox.
A imagem “4 em 1” do SliTaz pode ser instalada num disco rígido, com o mínimo de 48 MB de memória RAM disponível, possuindo um mecanismo de selecção automática, que detecta o hardware da máquina utilizada, tirando o melhor partido da mesma. Caso seja executado em modo Live CD/USB, a maquina deverá ter no mínimo 192 MB.
Esta distribuição traz como gestor de pacotes o “minúsculo” Tazpkg, que necessita apenas de 80 KB em disco e que está disponível via TAzPanel, uma interface Web do próprio sistema que permite configurar quase tudo. Aceder ao terminal, ver os processos, criar um relatório do sistema, gerir pacotes, proceder a configurações das várias interfaces de rede, gestão de utilizadores, activar/desactivar modulos do kernel, criar PEn USB, etc etc. Tudo isto é possível através de uma interface web unificada.
Ao nível de aplicações, esta é uma distribuição Out-of-the-box pois são muitas as aplicações pré-instaladas e sem duvida que a escolha das mesmas foi, sem duvida, acertada.
Desenvolvimento
Ao nível do desenvolvimento podemos encontrar o mítico vi, um interpretador da linguagem Lua, um ambiente CGI, entre outras.
Ferramentas de Sistema
O SliTaz oferece ferramentas para quase tudo:
- Configuração de rede wired e wireless
- Criação de Live CD/USB
- Detecção de hardware
- Gestor de partições
- Informação do sistema
- Montagem de dispositivos externos
- Visualização de logs
- etc, etc
Internet
Como navegador esta distribuição vem com o Web Midori, trazendo também ferramentas para IRC, um servidor Web, um cliente de SSH, um cliente SCP, um cliente de Bittorrent e até um cliente para a rede social Twitter.
Produtividade
No campo da produtividade, apesar desta distribuição não trazer um LibreOffice (smile), podemos encontrar o SQLite, o Zoho e o ePDFView…é claro que podemos sempre instalar novas aplicações.
Principais Características
- Servidor Web pronto para uso fornecido pelo LightTPD com suporte a CGI e PHP.
- Web Brosers: Midori ou o Retawq em modo texto
- Suporte áudio, fornecido pelo mixer Alsa, player de áudio e codificador de CD
- Clientes de chat, e-mail e FTP
- Cliente/Servidor SSH através do Dropbear
- Base de Dados com o SQLite
- Ferramentas para criar, editar ou gravar imagens de CD ou DVD
- Desktop elegante com o Openbox a rodar sobre o Xorg (Servidor Gráfico)
- Caixas de Diálogo gráficas nativas para utilitários de linha-de-comando
- Cerca de 3345 pacotes facilmente instaláveis a partir do mirror
Que dizer mais sobre esta pequena mas grande distribuição? Simplesmente fantástica e muito completa., oferecendo ferramentas para quase tudo. Experimentem e deem-nos o vosso feedback sobre esta “perola”.
Alguém consegue ter um Windows ou MacOS com apenas 35 MB?