Pplware

Sistema de video-vigilância low cost com o Raspberry PI

Um dos tutoriais mais pedidos na categoria do Raspberry PI, é ensinar como transformar o mini PC num sistema de videovigilância.

Na verdade, este é um tutorial bastante simples de implementar, visto existirem já várias plataformas gratuitas para o efeito… basta instalar e começar usar. Em 2014 mostramos aqui com o fazer, mas agora vamos vamos adaptar para o Raspberry PI 3.

Como já sabemos, a última versão do Raspberry PI têm já suporte nativo para redes wireless e Bluetooth 4.1/Low Energy o que facilitará a comunicação com outros sistemas e o acesso à Internet.

Em termos de câmara, está disponível um módulo para o feito que pode ser comprado aqui. Esta câmara tem um sensor Sony IMX219 de 8MPX (a versão original da câmara para o RPI tinha apenas 5 MPX e vinha com sensor OmniVision OV5647).

Com activar a câmara no Pipplware?

Antes de começar a usar a câmara na distro Pipplware é preciso ligar a mesma à board tal como mostra a seguinte imagem:

Depois de iniciado o sistema é necessário activar o módulo da câmara. Para proceder a essa activação basta usar o comando:

sudo raspi-config

No Menu selecione Enable Camera

A seguir é só confirmar essa opção

Depois de realizada esta configuração, devem reiniciar o Raspberry PI. Para testar se a vossa câmara está a funcionar correctamente podem usar o comando:

raspistill –o imagem.jpg

Depois é só aceder ao diretório onde a imagem foi gravada e ver o resultado.

Aqui fica uma imagem capturada pela câmara do Câmara V2 do Raspberry PI. A qualidade é bastante interessante, uma vez que a câmara é de 8 MPX e pode inclusive ser ajustada para uma melhor imagem.

Resumo das características da Câmara V2 :

Quem quiser fazer a Pré-Encomenda: KIT Raspberry PI 3 com câmara, basta que aceda aqui.

Exit mobile version