A loja de aplicações da Google disponibiliza hoje milhões de aplicações desenhadas especialmente para smartphones e tablets. Mas, com projectos como o RemixOS ou o Phoenix OS é possível executar essas apps num ambiente Desktop.
Para quem quiser desfrutar das apps do Android no Linux basta que use o Shashlik.
O Shashlik é um projecto open source que parte de um princípio diferente de outros projectos. Em vez de ser mais um sistema operativo, o Shashlik permite que o utilizador execute directamente as apps Android no seu Linux.
Por outras palavras, com esta ferramenta o utilizador passa a poder correr apps como o Angry Birds ou o Microsoft Office directamente no Linux tal como outras apps nativas.
Flappy Bird a correr no Linux
De acordo com os responsáveis pelo Shashlik, este projecto tem vindo a evoluir bastante mas actualmente existem ainda algumas apps que não funcionam. É verdade que além do RemixOS ou do Phoenix OS, existem emuladores como é o caso do Genymotion, BlueStacks ou do AmiDuOS mas… são emuladores.
Como usar o Shashlik?
Caso tenha o Ubuntu ou uma distro derivada deste, basta obter o .deb aqui. Existe também disponível um pacote para sistemas baseados no ArchLinux.
Depois de instalado basta obter o APK (por exemplo, via APK Mirror) associado à app que pretendem executar e executar o shashlik da seguinte forma:
/opt/shashlik/bin/shashlik-install nomeapp.apk
O projecto shashlik pode ser o início de muita coisa no mundo do GNU/Linux e se calhar em especial no segmento do Ubuntu Phone, até porque, na verdade, o Android é baseado Linux.