Antes de apresentar as novidades do Kali Linux 2019.1, é importante referir que o conceito de Hacker está normalmente associado a uma pessoa com bons conhecimentos ao nível da informática e que usa a sua inteligência para o bem. Por outro lado, os Crackers são considerados indivíduos que fazem uso do seu conhecimento para fazer coisas negativas.
Quem se quiser transformar num hacker “dos bons” e aprender sobre segurança informática experimente o Kali Linux e todas as suas fantásticas ferramentas… mas com atenção e juízo!
A segurança informática é hoje em dia uma das áreas mais importantes dentro da própria área da informática. Para estudar as mais diversas ameaças e vulnerabilidades, é importante conhecer as ferramentas usadas pelos piratas informáticos com o objetivo de conseguir neutralizar os ataques.
Uma das distribuições Linux direcionadas para o segmento da segurança informática é o Kali Linux.
O Kali Linux é uma distribuição Linux out-of-box, baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança, computação forense, testes aos níveis de segurança, testes de penetração, hacking, entre outros.
Principais novidades
- Correção de vários bugs
- Linux Kernel 4.19.13
- Novo Metasploit 5.0 que inclui várias ferramentas
- Atualização de várias ferramentas: theHarvester, DBeaver
- Saber mais aqui
Para quem já tem versões anteriores pode facilmente proceder à sua atualização através do seguinte comando:
apt update && apt full-upgrade
Não esquecer que devido à capacidade de determinadas ferramentas, estas apenas devem ser usadas num ambiente académico ou de testes. Em Portugal, o CiberCrime pode levar à prisão – Conheça aqui a Lei do CiberCrime.