Pplware

Rocket Chat: Super plataforma de chat Open Source

Plataformas de comunicação existem muitas mas normalmente são controladas por terceiros. A nossa sugestão de hoje vai para uma interessante plataforma de chat open source, denominada de Rocket Chat, que é direccionada para equipas de programadores mas pode ser usada nos mais diversos cenários.

Aprenda a instalar esta plataforma.


Rocket Chat é uma plataforma gratuita bastante interessante e cheia de funcionalidades. Destaque para o facto de permitir Livechat, video conferência, file sharing, screen sharing, link preview, etc.

Como instalar?

Esta plataforma é apenas distribuída num pacote snap. Hoje em dia a maioria das distribuições têm suporte para executar o snapd mas para este tutorial usamos o Ubuntu 16.04.

Para instalar a versão servidor do Rocket Chat basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo snap install rocketchat-server

Depois de instalada a plataforma, vamos aceder usando o endereço da máquina seguido do porto 3000 (ex. 192.168.1.71:3000). Deverá aparecer-nos a interface do Rocket Chat.

Para começar a usar criem uma nova conta.

Já lá dentro da plataforma podem criar novos canais, aceder a mensagens diretas, mudar o layout, etc.

Acedendo à zona de Administração, são várias as opções disponíveis para o serviço. Podemos ver informações genéricas do Rocket Chat, possibilidade de importar dados de outras plataformas, criar rooms, procurar por utilizadores, definir permissões, personalizar sons, personalizar emojis, etc.

Toda a plataforma pode ser usada via web. No entanto é possível instalar clientes para Desktop e também para mobile. Num próximo tutorial iremos ensinar a instalar um cliente também no Ubuntu. Até lá tratem de meter o servidor a funcionar

Exit mobile version