No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
Hoje vamos conhecer o Linux Robolinux que traz uma funcionalidade fantástica nesta última versão.
O RoboLinux é uma distribuição Linux, criada por John Martinsonbaseada no Debian, que traz o VirtualBox pré-configurado para correr o Windows XP ou o Windows 7 como uma máquina virtual. Esta distribuição é caracterizada por ser segura, fácil de personalizar e muito rápida.
Além das tradicionais funcionalidades e características das distribuições Linux referidas, a última versão da distribuição RoboLinux traz uma novidade única e muito interessante. A partir desta última versão é possível, em poucos minutos, criar uma máquina virtual da nossa drive C. Desta forma, passamos a ter o nosso sistema operativo Windows, com as nossas aplicações, dentro do Linux, sem a necessidade de instalar de raiz todo o sistema.
O seguinte vídeo mostra como tudo acontece
Esta “nova” funcionalidade, é sem duvida uma mais valia num processo de migração faseado. De referir que já em 2007 o Pplware tinha apresentado aqui o Vmware Converter – uma aplicação gratuita que permite criar facilmente uma máquina virtual a partir do nosso próprio sistema.