Um ambiente gráfico excelente para máquinas mais antigas
As distribuições Linux são por norma sinónimo de Liberdade. O utilizador decide o que quer instalar, tem a possibilidade de criar a sua própria distribuição, de desenvolver as suas próprias aplicações, de escolher o ambiente gráfico que pretende, etc.
Relativamente aos ambiente gráficos os preferidos dos utilizadores são o Gnome ou o KDE. Além destes, existem ainda o XFCE ou LXDE e os sempre interessantes gestors de janelas WindowMaker, Openbox ou Enlightenment. Depois de apresentarmos aqui o Razor-qt, vamos conhecer as novidades do Razor-qt 0.5.2.
O Razor-qt é um ambiente gráfico simplista, mas com uma excelente performance. Este ambiente gráfico recorre a tecnologia QT e é excelente para usar em máquinas com menor poder computacional.
Como instalar o Razor-qt no Ubuntu 12.10?
Para instalar o Razor-qt no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:razor-qt/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install razorqt
Depois de instalar o Razor-qt basta fazer logout da sessão actual e iniciar nova sessão escolhendo o ambiente de trabalho Razor-qt
Depois de iniciarmos a sessão no razorqt vamos de imediato apercebermos-nos da fluidez deste ambiente de trabalho. Carregando no botão do lado direito do rato em cima do ambiente de trabalho, são muitas as funções disponibilizadas assim como a possibilidade de adicionar plugins.
Novidades do Razor-qt 0.5.2
- O Razor-qt 0.5.2 tem agora a capacidade de usar directamente o systemd para shutdown/supend/etc.
- Melhorias nos temas com melhor suporte para os schemas dark Qt color
- Tradução para 20 idiomas
- Um conjunto alargado de melhorias
Para quem procura um ambiente de trabalho leve, o Razor-qt é uma solução a considerar. Apesar de não ser tão perfeito quanto o Gnome ou KDE, o Razor-qt é um óptimo ambiente de trabalho para máquinas mais antigas. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.