Tenha a melhor performance no seu Raspberry PI
O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.
Hoje vamos conhecer as novidades da versão 3 da imagem personalizada do Raspbian XFCE + XBMC para Raspberry Pi, que foi concebida pelo Diogo Santos da Comunidade Linux.
Já quase toda a gente deve conhecer o pequeno dispositivo de baixo custo que dá pelo nome de Raspberry Pi. Resumidamente e numa linguagem mais simplista, é um mini PC, de fabrico muito semelhante aos chips que se usam hoje em dia nos telemóveis, com arquitectura ARM.
É verdade que o hardware é já um pouco ultrapassado, mas continua a ter um preço bastante atractivo e, talvez o ponto mais forte, é que tem um grande suporte da comunidade open-source, o que faz desta pequena maquina, uma boa solução low-cost para várias situações. O consumo energético é também um factor atractivo, sendo o consumo máximo de apenas 5W!
Firewall, router, pbx, VPN, database, web server. Ou até plataforma de instrução de hardware como o famoso Arduíno e derivados são apenas algumas das utilidades possíveis.
Porque criar uma nova imagem para o Raspberry Pi ?
Apesar de existirem várias distribuições para o PI, decidi criar uma versão “home user” para tarefas mais viradas para o entretenimento, uma espécie de todo terreno, de modo ter este pequeno equipamento a funcionar como media center (talvez o caso mais usual), mas também com um ambiente de trabalho,mais familiar, atractivo e simples, que me permitisse outras tarefas básicas como visitar uma pagina web, escrever um texto ou umas linhas de código e umas contas na calculadora.
Foi então assim que nasceu este trabalho:
Uma imagem personalizada do Raspbian, a versão oficial da fundação, com o ambiente de trabalho XFCE (personalizado de modo muito parecido ao Xubuntu) em vez do LXDE que vem por omissão, mais umas aplicações, utilitários e configurações de rede que dão sempre jeito.
Com uma filosofia de alteração minimalista, para além de todo o software que vem de origem com o Raspbian, aqui ficam a maior parte das adições:
- XBMC (repositorio actualizado)
- Virtual keyboard (matchbox)
- Google Chromium
- lxmusic (music player)
- Cliente e servidor samba (partilha de ficheiros na rede)
- XRDP + VNC (aceder ao ambiente de trabalho do PI noutra maquina com Windows (Remote desktop protocol) ou linux (VNC)
- Youtube plugin para o XBMC
- Transmission
- omxplayer “open with” in thunar (ver vídeos directamente no XFCE
Como instalar no Raspberry?
O processo de instalação é muito simples e igual ao do Raspbian. Basta inserir um cartão SD previamente formatado num computador e gravar a imagem com o win32Diskimager (no Windows), ou o dd (no Linux ou Mac).
Na primeira inicialização é aconselhável a executar “sudo raspi-config” e configurar ao vosso gosto, e não esquecer de seleccionar “Expand filesystem” para utilizar todo o espaço disponível no vosso cartão. Como é baseado no Raspbian, é 100% compatível com este e para o actualizar basta o tradicional “sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade”. O username e password são também os mesmos.
Novidades do Raspbian XFCE + XBMC v3
- Baseado na ultima versão do Raspbian (2013-09-25). Consultar o changelog desta versão para ver as novidades.
- Adicionado e configurado o transmission-daemon para controlar o transmission remotamente. Num browser: raspberrypi:9091 (ou o ip em vez de “raspberrypi”)
- Configurado o Samba server
- Adicionado o xbmc subtitles.Responsável por ir “buscar” as legendas quando um vídeo é iniciado
- Feitas umas pequenas alterações na forma como o XBMC inicia de modo a funcionar melhor e com menos lag na interface. As configurações do XBMC são as que vêm por omissão+ os plugins.
- Arranque por omissão para o XBMC;
- unrar-nonfree (o unrar-free do repositório tem algumas limitações)
Em baixo ficam os links de Download, informação/changelog e o procedimento usado para a criação da imagem.